Ouça “O Santos Ganhou”, na voz de Francisco Egydio.

Em 1958, o cantor e compositor Francisco Egydio gravou um compacto dedicado ao seu time do coração. Lançado pela Odeon, o 78 RPM trazia de um lado o samba “O Santos ganhou” (Nilo Silva, Marzinho e Nandinho) e do outro lado o hino oficial do clube, “Glória ao Santos F.C.” (Carlos Henrique Paganetto Roma).

Francisco Egydio - Blog DNA Santastico
Francisco Egydio

Ouça aqui, na voz de Francisco Egydio,  o samba “O Santos ganhou”:

Saiba mais sobre Francisco Egydio

Francisco Egídio dos Santos (Francisco Egydio), cantor e compositor, nasceu em São Paulo-SP em 17/1/1927 e faleceu em 17/10/2007 na mesma cidade. Dos 14 aos 24 anos participou de programas de calouros em várias emissoras de rádio, entre os quais o Peneira Rodhine, da Rádio Cultura, de São Paulo, onde cantava sucessos da época, principalmente de Nelson Gonçalves, Francisco Alves e Orlando Silva.

De 1946 a 1950 serviu na polícia militar da Aeronáutica, de onde saiu como cabo. Em 1951 participou do concurso O Cantor dos Bairros, da Rádio Excelsior, de São Paulo, obtendo o primeiro lugar e contrato de experiência por três meses na própria emissora. Nessa época, a Rádio Excelsior passou para as Organizações Vítor Costa e assim ele foi incluído no seu quadro artístico.

Gravou pela primeira vez como cantor em 1953, na Copacabana, com as músicas Rascunho brasileiro (Polera) e uma versão do tango Sin palabras. Fez grande sucesso com a interpretação de Creio em ti, versão que lhe deu o troféu Roquete Pinto em 1960, ano em que deixou a Organização Vítor Costa.

Francisco Egydio - Creio em Ti - Blog DNA Santastico

Em 1966 viajou por Portugal e África, fazendo várias apresentações durante dois anos. De volta ao Brasil, excursionou pela Argentina, Uruguai e Paraguai. Em 1970 gravou sua própria composição Bamboleando, na Odeon. Também participou de filmes, como ator, entre os quais A marcha, de Osvaldo Sampaio, em 1972.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira – Art Editora – PubliFolha

Colaborou neste post:

Wesley Miranda
Wesley Miranda

Por ora, é só! Deixe seu comentário e até o próximo post!


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!