Tributo ao Futebol Arte

Ontem (02/05) estive no Reserva Cultural para assistir o documentário Telê Santana – Meio Século de Futebol Arte. Além desta exibição, o evento marcou também o lançamento oficial em DVD que chegará nas lojas à partir do dia 12/05, mas que já pode ser encomendado via pré-venda na 2001 Vídeo e Fnac entre outras.

Como não podia ser diferente, o evento contou com a presença de muitos torcedores do São Paulo Futebol Clube, fiquei parecendo um peixe fora d’água, mas em respeito as Diretoras do documentário, a amiga Ana Carla Portella e Danielle Rosa, ao  Mestre Telê Santana (jamais esquecerei aquela seleção de 82) e como apoiador de qualquer iniciativa que vise a preservação da memória do futebol, eu aguentei firme, e inclusive de forma moderada até tirei uma onda com alguns atualmente eliminados torcedores do tricolor paulista.

Diretoras Danielle Rosa e Ana Carla Portella concedendo entrevista.

Assim que a sala 01 do Reserva Cultural foi aberta para exibição do documentário, pouco depois das 21:30, entrei e escolhi um bom local para me acomodar. Pouco depois, para minha surpresa, eis que se aproxima, de forma bem humorada cumprimenta-me e senta-se ao meu lado o ex-jogador do Santos Futebol Clube Marinho Peres, que além de ter sido zagueiro do glorioso campeão paulista em 1973, também destacou-se entre outros times na Portuguesa-SP, no Internacional-RS, passou pelo Barcelona-ESP, foi capitão da seleção brasileira na Copa de 1974  e virou técnico após encerrar carreira de jogador no América-RJ. Enquanto eu conversava um pouco com o Marinho, avistei passando por um dos corredores da sala o famoso jornalista esportivo Orlando Duarte.

Convidados na Sala 01 do Reserva Cultural

Antes da exibição do documentário propriamente dito, o anfitrião Jean Thomas, empresário dono do Reserva Cultural e da distribuidora de filmes Imovision proferiu algumas palavras e em seguida chamou Renê Santana (filho de Telê) e as Diretoras Ana Carla Portella e Danielle Rosa para diante da platéia, ele e elas também proferiram emocionadas palavras e foram bastante aplaudidos. Logo após, todos acomodaram-se, Renê Santana ao lado de Marinho Peres e começou a exibição do documentário.

O documentário mescla imagens de Telê Santana como jogador e técnico com diversas entrevistas concedidas por familiares, amigos e personalidades que presenciaram acontecimentos importantes da vida de Telê: Brunoro, Cafu, Dinamite, Dinho Ouro Preto, Eurico Miranda, Flavio Prado, Giulitte Coutinho, José Silvério, Juvenal Juvêncio, Kajuru, Leonardo, Luciano do Valle, Luxemburgo, Marcelinho Carioca, Marcio Braga, Mauro Beting, Milton Neves, Muller, Muricy Ramalho, Nando Reis, Nasi, Palhinha (esteve presente no evento), Raí, Renato Gaúcho, Sócrates, Zetti, Zico, Serginho Chulapa e Marinho Peres entre outros, foram alguns dos entrevistados. Um momento bastante emocionante do documentário é quando o ex-jogador Pintado, que jogou no São Paulo, vai falar sobre Telê, mas chora muito e quase não consegue falar, tamanha a emoção que sentiu ao lembrar-se do seu mestre!

Durante a exibição do documentário lembrei muito do meu glorioso Santos Futebol Clube, pois a todo momento os entrevistados ressaltavam as qualidades de Telê Santana e exaltavam de forma contundente o futebol arte. Neste quesito, com todo respeito ao mestre Telê e as equipes que ele  dirigiu, mas ainda não surgiu na face da Terra um time que supere o futebol arte que Pelé & cia (vestidos com o manto sagrado do Santos) praticaram e que encantou platéias do planeta inteiro. Aliás, o futebol arte é algo que renasce no Santos a cada nova geração de Meninos da Vila que surgem na lendária Vila Belmiro.

Santos Futebol Clube, sinônimo de futebol arte!

Ao final da exibição todos aplaudiram efusivamente, antes de sair solicitei ao cordial Marinho Peres o registro de uma foto minha com ele ali na sala de cinema.

Edmar Junior e Marinho Peres (ex-jogador do Santos Futebol Clube)

Logo a seguir, seguimos para o coquetel, onde tirei mais algumas fotos, conheci algumas pessoas e curti o restante do evento.

Coquetel no Reserva Cultural após exibição do documentário
Jornalista Esportivo Orlando Duarte e Edmar Junior
Renê Santana (filho de Telê) e Edmar Junior
Jean Thomas (empresário dono do Reserva Cultural e da distribuidora de filmes Imovision) e Edmar Junior

Como ponto negativo, fiquei sabendo informalmente, que o São Paulo Futebol Clube não forneceu todo apoio necessário durante a produção e divulgação do documentário, se for um fato real considero como sendo uma atitude lamentável, um verdadeiro gol contra, que não contribui em nada  para a preservação da memória de futebol e para o devido respeito que um grande ídolo deste clube, como foi Telê Santana, merecia.

Também soube que alguns jogadores do atual elenco do SPFC haviam confirmado presença, porém, não apareceram.

Porém, nada tirou o brilho do evento, muita gente prestigiou e de forma geral foi um sucesso!

Ana Carla Portella e Edmar Junior
Danielle Rosa e Edmar Junior

Agradeço a Ana Carla Portella e a Danielle Rosa pelo convite, pela cordialidade, desejo sucesso e parabenizo por fazerem as coisas acontecerem, num meio dominado por homens como é o futebol, essas mulheres munidas de filmadora, microfone e muita determinação transformaram sonho em realidade e assim prestaram merecido tributo ao Mestre Telê Santana.

Ficha Técnica
Pais de Origem: Brasil
Título original: Telê Santana: Meio Século de Futebol Arte
Título em português: Telê Santana: Meio Século de Futebol Arte
Ano de Produção: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 70 minutos
Distribuição: Imovision
Direção: Ana Carla Portella e Danielle Rosa
Nas lojas à partir de: 12/05/2011

Veja mais fotos em:
http://www.facebook.com/media/set/fbx/?set=a.207137475985443.58341.100000675762106&l=b0c023c167

 Saiba mais em:
http://documentariotelesantana.blogspot.com/


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!