Um Pelézista e seu acervo pessoal

Marcos Batista tornou-se sócio do glorioso Santos Futebol Clube com 2 anos de idade. Seu pai, um santista “doente”, o levava em todos os jogos. Por volta dos 7 anos (hoje esta com 37 anos), começou a colecionar e montar seu acervo pessoal, iniciou com exemplares da revista Placar, enquanto o pai também colecionava itens sobre Pelé, daí em diante colecionar virou vício.

Com o tempo, tal como seu pai, Marcos também tornou-se um “Pelézista” assumido.

Marcos foi proprietário do extinto Boleiros, um bar temático que chegou a ter duas unidades e que já foi ponto de encontro de torcedores santistas em eventos promovidos pela Associação Movimento Resgate Santista, através da qual mais adiante o Sr. Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro (LAOR) elegeu-se Presidente do Santos Futebol Clube.

Boleiros Bar - Blog DNA Santastico

Santistas reunidos no Boleiros Bar
Santistas reunidos no Boleiros Bar
Marcos Batista, Edmar Junior e Luaninha no Boleiros Bar
Marcos Batista, Edmar Jr e Luaninha no Boleiros Bar

Nesta época do Boleiros Bar, a coleção de Marcos avolumou-se, pois foi quando ele começou dedicar-se mais na busca e aquisição de itens sobre o Rei Pelé, uma verdadeira obsessão, ao ponto de Marcos ter inclusive tornado-se colaborador na formação do acervo do Museu Pelé que em breve será inaugurado na cidade de Santos.

Recentemente, à convite do amigo Marcos, fui visita-lo em sua residência e tive oportunidade de conhecer um pouco mais do seu acervo pessoal.

Além de colecionar itens sobre Pelé, Marcos também coleciona itens relacionados em específico ao  Santos Futebol Clube.

Faixa
Item do Acervo de Marcos Batista
Item do Acervo de Marcos Batista

Mas, se não bastasse, ele ainda coleciona itens de futebol em geral, nesta categoria esta a bola da final do Copa do Mundo de 1978, disputada na Argentina, provavelmente o item mais valioso de toda sua vasta coleção.

A bola (Tango) utilizada na final da Copa do Mundo de 1978.
A bola (Tango) utilizada na final da Copa do Mundo de 1978.

Neste post estão apenas alguns dos itens que integram o acervo do amigo Marcos Batista, que após o encerramento das atividades do Boleiros Bar, onde ele armazenava boa parte do seu acervo, vem considerando a possibilidade de vender / leiloar em lote todo ou parte de seu acervo pessoal, devido dificuldades de armazenamento, manutenção e também para poder focar e priorizar outros importantes pontos de sua vida pessoal.

Desfazer-se do acervo que levou anos para ser construído, certamente não será tarefa fácil para o amigo Marcos Batista, espero que ele aja com bastante consciência, lucidez e tome a decisão que for melhor para ele no seu atual contexto.

Em tempo, parabenizo o santista Marcos pela dedicação, pelo acervo e pela devoção ao nosso eterno ídolo Pelé!

Banner Magazine DNA Santastico


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!