Enfim o documento que resgatou a história do futebol brasileiro (Dossiê – Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959) virou livro e acaba de ser lançado. A unificação já pode ser consolidada!
O Dossiê é fruto do brilhante trabalho realizado por José Carlos Peres e Odir Cunha.
Eu felizmente, devo agradecer todos os dias aos Deuses do Futebol, pois sou testemunha de como tudo começou.
Eu estava na sub-sede do Santos, em São Paulo, no dia que informalmente o Peres abordou pela primeira vez o Odir sobre o assunto, naquele instante o Odir nem compreendeu direito, pensou que era algo específico sobre o Santos, mas o Peres explicou melhor, disse que seria algo mais amplo e que envolveria também Cruzeiro, Palmeiras, Bahia, Fluminense e Botafogo. O Odir topou, vieram as reuniões formais, o sonho ganhou corpo, a distância eu torcia por eles, pelo glorioso Santos Futebol Clube, pelos ídolos do passado e pelo sucesso diante do nobre desafio. A batalha foi grandiosa e intensa, mas enfim houve o unificação que tornou o Santos oficialmente OCTA-CAMPEÃO BRASILEIRO, títulos estes anteriormente conquistados no campo de jogo com muito sacrifício, suor e muita categoria.
——//——
E quem viu nascer a parceria destes notáveis santistas para realização de formidável trabalho não poderia deixar de prestigiar o lançamento oficial do livro. Com este pensamento ontem (26/09) dirigi-me ao Museu do Futebol no Estádio do Pacaembu e conferi in-loco o evento.
Eu havia adquirido o meu exemplar do Dossiê dias atrás, inclusive já terminei a leitura, mas é claro que levei no evento para obter dedicatórias e autógrafos dos autores. Assim que cheguei a primeira pessoa que vi foi o amigo Wesley Miranda, ex-Santistas Loucos, que junto com seu o pai, Sr. Miranda, já estavam parabenizando e obtendo dedicatórias / autógrafos do mestre Odir Cunha, aguardei minha vez e fiz o mesmo, também tiramos algumas fotos. Depois repetimos o processo com José Carlos Peres.
O evento contou com cobertura da imprensa, blogueiros e presença dos craques de outrora Edu, Dorval, Ademir da Guia, César Maluco e Roberto Miranda. Também marcaram presença Marcelo Teixeira e Luis Alvaro, respectivamente o ex e o atual Presidente do Santos Futebol Clube.
Houve um momento que todos foram encaminhados ao auditório do Museu do Futebol, José Carlos Peres foi chamado ao palco e discursou.
Após isto houveram duas sessões de bate-papo mediadas de forma muito divertida pelo jornalista Roberto Avallone, primeiro com Mantuano (Vice-presidente do Botafogo), Odir Cunha e Luis Alvaro (Presidente do Santos) e por fim com os craques Edu, Ademir da Guia, César Maluco, Roberto Miranda e Dorval.
No evento peguei autógrafos dos craques e tirei muitas fotos. Também encontrei amigos do grupo de preservação da memória do futebol do qual participo, além, de integrantes da Resgate Santista, da qual também faço parte.
Foi realmente uma noite memorável, mais uma vez parabenizo José Carlos Peres, Odir Cunha e todos aqueles que de alguma forma contribuíram para que a unificação dos títulos tenha virado uma realidade.
Adquira seu exemplar e avise os amigos, diga-lhes que o Dossiê pela Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959, o documento que resgatou a era de ouro do nosso futebol, já saiu do “forno”.
——//——
Clique aqui para ver mais fotos que tirei no evento
Por ora, é só!