No dia 03/11/1965 o Santos venceu o Palmeiras por 4 a 2 com show de Toninho Guerreiro e abriu assim vantagem na primeira decisão da semifinal do Brasileiro, a Taça Brasil 65.
Para se encontrarem novamente na semifinal do Brasileiro (o Santos eliminou o Palmeiras no ano de 64), o Palmeiras, vice campeão Paulista de 1964, teve que despachar o bom Grêmio em uma melhor de três jogos (4×1,1×5 e 2×0).
O Santos detentor do título Brasileiro e Paulista, se garantiu nas semifinais.
No Estádio do Pacaembu, o Santos venceu a primeira partida das semifinais por 4 a 2 com 3 tentos de Toninho Guerreiro que fez uma de suas melhores exibições. O ponta esquerda Abel também deixou o seu. No lado alviverde os gols forma de Ademar Pantera e Rinaldo.
Santos FC 4 x 2 SE Palmeiras
Local: Pacaembu – São Paulo (SP)
Renda: Cr$ 45.029.500,00
Público: 29.385
Juiz: Airton Vieira de Morais
Gols: Ademar Pantera 3′, Toninho 8′, 62′ e 81′, Abel 14′ e Rinaldo 60′
SANTOS: Gilmar; Carlos Alberto, Mauro , Orlando e Geraldino; Lima e Mengálvio; Dorval, Toninho, Pelé e Abel.
Técnico: Lula
PALMEIRAS: Donáh; Djalma Santos, Djalma Dias, Procópio (Valdemar Carabina) e Ferrari; Zequinha e Dudu; Dario, Servílio, Ademar Pantera e Rinaldo.
Técnico: Mário Travaglini
Com o Regulamento
Só a vitória interessava ao rival alviverde no dia 10/11 no Estádio do Pacaembu. Para o Santos um simples empate lhe garantiria a classificação na disputa do Pentacampeonato. Pelé, abriu o marcador aos 6 minutos da primeira etapa. Ademar Pantera, aos 21 minutos do segundo tempo ainda conseguiu o empate. O empate em 1 a 1 levou o Santos para final contra o Vasco da Gama.
Fonte: Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos F.C.