Dia de fortes emoções!

Domingo (08/05), hoje é dia de Corinthians x Santos (1ª partida da decisão do Paulistão 2011), o clássico mais antigo de São Paulo – jogado pela primeira vez em 1913 – sem dúvida a maior rivalidade alvinegra do futebol.

Como não podia ser diferente a ansiedade já começa tomar conta por aqui, neste caso para relaxar, enquanto não chega o horário do jogo, melhor relembrar alguns fatos:

1. O Santos ficou de 1913 a 1919 sem perder uma partida oficial para o Corinthians.

2. Corinthians ficou 11 anos sem vencer o Santos em campeonatos paulistas, o tabu mais comentado do futebol brasileiro.

3. Em 10 dos 22 jogos do tabu, o Corinthians saiu na frente, alimentando o “é hoje” por parte de sua torcida, mas como o Santos é o time da virada…

4. Enquanto Pelé jogou no Santos, o Corinthians não foi campeão.

5. Pelé considera Santos x Corinthians o grande jogo do futebol.

6. Na primeira partida da história do clássico o Santos enfiou 6 x 3 no Corinthians. Curiosidade, o jogo foi no Parque Antártica.

7.  Em Setembro de 1927 em partida pelo campeonato paulista o Santos massacrou o Corinthians por 8 a 3 com quatro gols de Camarão, três de Araken e um de Feitiço.

8.  No início dos anos 30 o Santos sapecou o Corinthians com vitórias de 7 e de 6 gols.

9. Em 1935 o Santos ganhou do Corinthians de 2 a 1 em pleno Parque São Jorge (Fazendinha), a vitória valeu a conquista do primeiro título paulista do alvinegro praiano.

10. Na era Pelé foram 64 jogos, com apenas 14 vitórias corinthianas, 23 empates e 27 vitórias santistas, 93 gols corinthianos e 131 santistas.

11. Contra o Corinthians Pelé bateu o recorde sul-americano de gols marcados contra uma mesma equipe, nada menos que 50.

12. Em 1984 era para ser o ano do tri corinthiano no campeonato paulista, só que surgiu o Santos com Serginho Chulapa no caminho e o alvinegro praiano foi o grande campeão.

13. O Santos já ficou em segundo algumas vezes, na segunda (divisão) jamais! Já o Corinthians…

14. Em 15 de Dezembro de 2002, no Morumbi com 70 mil pessoas, o Santos de um certo Robinho sagrou-se campeão brasileiro ao vencer por 3 a 2 o Corinthians.

15. Em 2005, em dia de confronto Robinho x Tevez, o Santos deu um baile na Vila Belmiro, vencendo por 3 x 0, com direito a dois gols e bailado de Robinho.

16. Em 2011, enquanto o Santos ainda segue firme na disputa da Taça Libertadores da América, o Corinthians foi vergonhosamente eliminado ainda na fase pré Libertadores pelo Tolima.

Bom, estes são apenas alguns fatos, sem o Corinthians a história do Santos não seria tão rica e nem tão feliz!

E hoje é mesmo um dia de fortes emoções, temos o clássico e também é Dia das Mães.

Sendo assim, aproveito este post para desejar para Dona Maria,  minha mãe, um feliz dia das mães cheio de amor e paz!!!

Dona Maria (mãe) feliz junto com o Sr. Edmar (Pai) durante visita ao Centro de Treinamento Rei Pelé.

Referência bibliográfica: Unzelte, Celso; Cunha, Odir; O GRANDE JOGO – O maior duelo alvinegro do futebol; editora Novo Século; 2009.


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!