Há 50 anos, “O maior jogo do mundo”!

Houve uma época em que os dois melhores times do mundo estavam no Brasil e protagonizavam duelos memoráveis.

Estrelas
Estrelas de duelos memoráveis

Hoje, pode parecer uma lenda, mas a partida que decidiu o título Brasileiro de 1962, entre Santos e Botafogo, reuniu oito titulares e três reservas da Seleção Brasileira que conquistou o bicampeonato na Copa do Chile. Não é a toa que o confronto foi chamado pelo jornalista Ney Bianchi, da revista Fatos & Fotos, como “O maior jogo do mundo“.

Depois de uma vitória santista, no Pacaembu, por 4 a 3, e de um triunfo botafoguense, no Maracanã, por 3 a 1, os dois times se encontraram na noite de 2 de abril de 1963, no Maracanã, para o jogo decisivo que definiria o título da Taça Brasil, equivalente ao de campeão Brasileiro. O Botafogo tinha quatro jogadores da Seleção (Garrincha, Nilton Santos, Amarildo e Zagalo), enquanto o Santos tinha sete (Pelé, Gylmar, Mauro e Zito, além dos reservas Mengálvio, Coutinho e Pepe).

O Rei do Futebol e o Anjo das Pernas Tortas, ídolos de Santos e Botafogo.
O Rei do Futebol e o Anjo das Pernas Tortas, ídolos de Santos e Botafogo.

Em uma noite inspirada, o Santos venceu por 5 x 0, depois de terminar o primeiro tempo com a vantagem de 2 a 0. Todos os seus quatro atacantes marcaram: Dorval e Pepe no primeiro tempo; Coutinho e Pelé (2), no segundo.

O Maior Jogo do Mundo - Blog DNA Santastico (1)

O jogo foi acompanhado por 70.324 pagantes no Maracanã e por milhões que viram pela TV Record, em uma transmissão interestadual ao vivo, o que não era comum para a época. Definindo o espetáculo, assim escreveu Ney Bianchi: “É preciso repetir que jamais o Maracanã viu espetáculo igual. Foi tão perfeita a exibição que, ao terminar a partida, pareceu a todos a mais curta da história do futebol”.

Fonte: Livro-Agenda Permanente, texto de Odir Cunha.

Naquele longíquo 2 abril de 1963, há exatamente 50 anos, o Santos Futebol Clube sagrou-se Bicampeão da Taça Brasil.

SANTOS FUTEBOL CLUBE - BICAMPEÃO DA TAÇA BRASIL
SANTOS FUTEBOL CLUBE – BICAMPEÃO DA TAÇA BRASIL (1962)

Confira abaixo no vídeo editado pelo amigo e pesquisador Wesley Miranda um pouco mais sobre Santos x Botafogo na Taça Brasil de 1962:



Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!