Pelé vai inaugurar réplica da casa onde viveu em Três Corações-MG

No próximo dia 23 de setembro, a cidade de Três Corações (MG) completa 128 anos e traz um convidado bastante especial: Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Segundo a Secretaria de Cultura do município, o maior jogador de futebol da história em todos os tempos já confirmou a ida ao município para visitar a réplica da casa onde viveu. Há 25 anos Pelé não visita a cidade onde nasceu.

O projeto é uma parceria entre o Ministério do Turismo, a Prefeitura Municipal e a Penitenciária de Três Corações. A casa foi reconstruída baseada na memória e nos depoimentos de Dona Celeste e Tio Jorge – mãe e tio de Pelé – que também nasceram no local.

Casa do Pelé cenografada em aquarela
(Foto: Secretaria de Cultura de Três Corações)

Segundo o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Fernando Ortiz, como não há registro fotográfico da casa original, foi feito um resgate de informações e detalhes, que se transformou em um projeto e foi aprovado pela família Arantes do Nascimento. “Tudo sobre o Pelé já foi visto e traduzido para o mundo todo. A casa onde ele nasceu, com os móveis típicos, terá sua primeira exibição neste dia”, frisa Ortiz.

O projeto foi orçado em R$ 200 mil e ganha forma pelo trabalho de 10 detentos que cumprem pena na penitenciária da cidade. Os presos recebem ¾ do salário mínimo, o que corresponde a R$ 466,50 por mês e a cada três dias trabalhados, eles tem um dia de redução na pena.

Para Ortiz, a execução do trabalho, pelos detentos, acelerou a obra e vai permitir a inauguração da casa no prazo previsto. “O trabalho deles foi fundamental para o andamento da construção”, comenta.

Detentos da Penitenciária de Três Corações trabalham na construção da réplica (Foto: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social)
A casa é uma réplica do local em que o ídolo do futebol viveu até os quatro anos. De acordo com a Secretaria de Cultura, ela promete ser uma cópia fiel, incluindo o desgaste natural do tempo. A recuperação conta também com o olhar e a técnica de uma equipe contratada para cuidar do envelhecimento do imóvel e transportar os visitantes a 1944, ano em que menino Dico mudou-se da cidade para tornar-se o rei do futebol.
O cenógrafo Keller Veiga, especialista nos cenários das novelas da Rede Globo é quem lidera os trabalhos e cuida do envelhecimento do imóvel. A verdadeira casa foi construída em 1910 e demolida na década de 1970.

Festividades

Além da inauguração da casa, o aniversário da cidade envolve outras atrações e festividades no município, segundo a prefeitura, com a presença do Rei Pelé.

Na data de aniversário – 23 de setembro – às 11h, o Pelé visita o Monumento ao Dondinho, erguido em homenagem ao seu pai, no Parque Municipal João Ramos do Nascimento.

A inauguração da casa acontece às 14h30 do mesmo dia quando o jogador acompanhado pelos familiares participa da comemoração.

Fonte: Post originalmente publicado no G1 | Sul de Minas | EPTV.


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!