Dossiê – Unificação dos Títulos Brasileiros

Enfim o documento que resgatou a história do futebol brasileiro (Dossiê – Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959) virou livro e acaba de sair  da gráfica. A unificação já pode ser consolidada!

O Dossiê é fruto do brilhante trabalho realizado pelos amigos José Carlos Peres e Odir Cunha.

Eu felizmente, devo agradecer todos os dias aos Deuses do Futebol, pois sou testemunha de como tudo começou.

Eu estava na sub-sede do Santos, em São Paulo,  no dia que informalmente o Peres abordou pela primeira vez o Odir sobre o assunto, naquele instante o Odir nem compreendeu direito, pensou que era algo específico sobre o Santos, mas o Peres explicou melhor, disse que seria algo mais amplo e que envolveria também Cruzeiro, Palmeiras, Bahia, Fluminense e Botafogo. O Odir topou, vieram as reuniões formais, o sonho ganhou corpo, a distância eu torcia por eles, pelo glorioso Santos Futebol Clube, pelos ídolos do passado e pelo sucesso diante do nobre desafio. A batalha foi grandiosa e intensa, mas enfim houve o unificação que tornou o Santos oficialmente OCTA-CAMPEÃO BRASILEIRO, títulos estes anteriormente conquistados no campo de jogo com muito sacrifício, suor e muita categoria.

José Carlos Peres e Odir Cunha

——//——

Trecho de post publicado originalmente no Blog do Odir em 16/08/2011:

A necessidade da publicação do livro
Se minha intenção e a do Peres fosse apenas a de conquistar o reconhecimento dos títulos brasileiros a partir de 1959, o trabalho já poderia ter sido dado por encerrado. Pois a documentação que oficializa os vencedores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeões brasileiros já foi chancelada e faz parte, de maneira irreversível, dos anais da CBF, Conmebol e Fifa.

Porém, a finalidade deste trabalho é resgatar a história definitivamente, fazer justiça aos campeões brasileiros na fase de ouro de nosso futebol. Isto não se consegue só com um documento assinado e carimbado, mas com o respeito e aceitação da maioria da comunidade futebolística brasileira. Por isso, tornou-se imprescindível que o grande público do futebol também tivesse acesso ao Dossiê – documento que, em princípio, foi impresso apenas para os dirigentes dos clubes campeões e das entidades que comandam o futebol.

Uma nova tarefa: a difusão do conhecimento
O trabalho para transformar em direito aquilo que era um fato já foi realizado. Agora vem a nova etapa, com a qual gostaríamos de contar com todos os torcedores que respeitam a história. Mas, sabemos, ao menos neste início só poderemos ter a ajuda de aficionados de Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense, Bahia e Botafogo, clubes que tiveram seus títulos brasileiros validados.

Uma pena que a paixão influa no reconhecimento da história, que deveria pairar acima dos fanatismos clubísticos. Porém, já que é assim, que ao menos os torcedores dos seis clubes campeões nos ajudem nessa cruzada pela difusão desde conhecimento essencial para a compreensão da evolução dos campeonatos nacionais no Brasil.

Uma obra bela e histórica, a preço de custo
Conseguimos, Peres e eu, com a ajuda importantíssima do editor de arte Marcos Magno, que o livro do Dossiê se tornasse uma obra bela, simples, robusta e – que pudesse, ao menos nesta fase de lançamento, ser oferecida ao público por um preço de custo. Assim, torcedores de todo o Brasil poderão te-lo por um valor cerca de 50% do preço de livraria, e ainda com a vantagem de ser vendido a prazo e com cartão de crédito, pelo sistema PagSeguro.

Quem fez o cadastro neste blog poderá adquiri-lo a partir de amanhã. Os demais terão a sua oportunidade depois que os cadastrados façam o uso de seu direito. Creio que haverá exemplares para todos os interessados. E, se terminarem antes, eu e Peres trataremos de conseguir parceiros para publicar mais e oferece-los a um preço acessível ao amante do futebol.

Avise os amigos, diga-lhes que o Dossiê pela Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959, o documento que resgatou a era de ouro do nosso futebol, já saiu do forno. E você, já reservou o seu exemplar?

——//——

Bom, eu já havia feito minha reserva algum tempo atrás, ontem efetivei o pedido, hoje paguei o boleto e agora é só esperar ansiosamente pela entrega do Dossiê.

Não vejo a hora de ter em mãos este importante documento! E você leitor do Blog DNA Santástico vai adquirir seu exemplar?

Por ora, é só!

Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!