Emérito e eterno Athié

O maior presidente que o Santos Futebol Clube já teve comemoraria hoje 107 anos de vida. Athié Jorge Coury nasceu em 1º de agosto de 1904 e foi o dirigente que mais conquistou títulos pelo Clube.

Mas a trajetória de glórias de Athié pelo Peixe começou longe da área administrativa. Em 1927, foi contratado como goleiro e atuou até 1934. Bom jogador, participou de 173 partidas e era um dos destaques do elenco santista, sendo até mesmo convocado para a Seleção Brasileira.

Athié cursou a faculdade de Economia e, após encerrar a carreira de atleta, ocupou a vaga de presidente do Santos FC, em 1945. Ele permaneceu no cargo até 1971. Durante esse período, foi responsável pela permanência de todas as grandes estrelas da Época de Ouro do Clube, como Pelé, Pepe, Coutinho, Dorval, entre muitos outros.

Athié (terno escuro ao lado de Pelé), em 1960 com dirigentes da Prudentina

Além disso, preocupou-se em ampliar a Vila Belmiro, para aumentar as arrecadações e trazer cada vez mais associados.

Durante a época em que ficou na presidência, Athié foi o dirigente que mais conquistou títulos na história do futebol mundial. No total, foram 57, sendo duas Libertadores da América, dois Mundiais Interclubes e o pentacampeonato da Taça Brasil, atual Campeonato Brasileiro.

Em 1971, após 27 anos de mandato, Coury deixou de ser presidente do Peixe. Mas a ligação dele com o Santos FC não terminou aí. Em 1976, o Conselho Deliberativo concedeu a ele o título de Presidente Emérito.

Após 65 anos de dedicação ao Santos FC, Athié Jorge Coury faleceu em 1º de dezembro de 1992, aos 88 anos. O velório aconteceu no Ginásio do Clube, que leva seu nome até hoje.

Fonte: publicado originalmente no site do Santos Futebol Clube.

Edmar Junior na Vila Belmiro diante dos bustos de santistas notáveis, sendo o primeiro da esquerda para direita do Sr. Athié Jorge Coury.

Por ora é só, muito obrigado Sr. Athié! 


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!