ESTRÉIA NA LIBERTADORES 2012 / bOTECO DA VILA
Nesta semana pré-carnaval o glorioso Santos Futebol Clube fez sua estréia na Copa Santander Libertadores 2012 diante do The Strongest da Bolívia. Infelizmente o Santos perdeu muitos gols e vacilou na defesa, fatores que culminaram numa derrota de virada por 2 x 1. Uma pena, pois antes do jogo mesmo sabendo que além do adversário havia também a altitude, a expectativa era boa!
Dias antes do jogo fiz minha reserva no Boteco da Vila para assistir a partida na companhia de vários outros santistas num local bacana, totalmente tematizado, com sorteio de brindes, exposição de taças, talk-show, fotos e autográfos dos ex-jogadores. Porém, após ter efetuado minha reserva e antes do evento ocorrer, ao acessar o site oficial do Santos Futebol Clube para ler notícias, como faço habitualmente, me deparei com uma foto onde apareço em meio a amigos numa edição anterior do Boteco da Vila acompanhada de um texto de divulgação da edição então prestes acontecer, foi uma grata surpresa, rsrs.
O Boteco da Vila, bar temático oficial do Santos, dessa vez foi montado no Restaurante Villa Fiore no bairro Paraíso em São Paulo e com organização da Santos F.C. Tour.
Os ex-jogadores Negreiros (que jogou com Pelé) e Robert (Campeão Brasileiro em 2002) foram os convidados desta edição do Boteco da Vila.
Em suma, essa edição do Boteco da Vila foi excelente como as anteriores, pena que o time não correspondeu e foi derrotado na estréia da Libertadores 2012. Espero que os erros sejam corrigidos, que o técnico enxergue que há jogador que não possui qualidade técnica “PARÁ” continuar vestindo o manto sagrado da Vila. E bola pra frente! Vamos ser TETRA Santos!!!
pelé arena
A estréia do Santos na Libertadores foi na Quarta-feira (15), o dia seguinte Quinta-feira (16) foi de chateação devido a derrota, já na Sexta-feira (17) resolvi fazer um passeio para esquecer, ao menos temporariamente, a inaceitável derrota. Estive mais uma vez no Pelé Arena, no ano passado já havia passado por lá pouco antes da decisão da Libertadores 2011.
Dessa vez fui para almoçar, o prato escolhido foi um belo e delicioso Filé de Abadejo acompanhado de cerveja Original bem gelada, fiz uma excelente refeição ao mesmo tempo em que contemplava ao redor a decoração / tematização do Pelé Arena.
Ir ao Pelé Arena tem sido um passeio sempre muito agradável.
museu do futebol / exposição vestiário
Concluída a visita ao Pelé Arena resolvi dar uma esticada no passeio e dirigi-me para o Pacaembu, mais especificamente ao Museu do Futebol para visitar a exposição temporária VESTIÁRIO que foi lançada durante esta semana.
EXPOSIÇÃO UNE FOTOGRAFIA, ARTES PLÁSTICAS E VÍDEO MAPPING
“Vestiário propõe uma fusão entre visão e alucinação, arrancando o visitante da monotonia do cotidiano, chacoalhando e aturdindo suas percepções”, diz o curador Leonel Kaz que, ao lado da equipe de conteúdo do Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura – organizou a nova mostra da instituição. Uma feliz coincidência: o antigo local do vestiário do Pacaembu é, hoje, utilizado como sala de exposições temporárias do Museu.
“Uma das sacadas desta exposição é a articulação de três artes distintas – fotografia, mapping e artes plásticas – que, num jogo de sobreposições, trazem alguns dos imaginários que flutuam em torno desse espaço íntimo que é o vestiário”, diz Clara Azevedo, diretora de conteúdo do Museu.
O fotógrafo gaúcho Gilberto Perin acompanhou os atletas do Grêmio Esportivo Brasil, de Pelotas, na disputa pelo título da segunda divisão do Campeonato Gaúcho de 2010. As imagens mostram os dramas e as alegrias vividas no interior de vestiários e dá ao torcedor a sensação de adentrar um dos espaços mais secretos do esporte. “Decidi acompanhar este time porque, meses antes, um grave acidente no ônibus que transportava a equipe mobilizou emocionalmente os atletas. Assim, pude captar momentos-limites de tensão, alegria, disputa. E, também buscar um mundo desconhecido (e proibido) para torcedores e mídia”, diz Perin.
Em “Vestiário”, estas imagens são interpretadas pelo artista plástico Felipe Barbosa, com suas inusitadas bolas de futebol descosturadas e outras peças refeitas a partir de materiais recolhidos, transformados e reorganizados geometricamente. Ele transformou o vestiário do Pacaembu num ateliê de artista em que chuteiras, caneleiras e luvas são expostas repetidamente em armários cenográficos que reproduzem o ambiente de vestiário.
Sobre estas camadas da fotografia e da “instalação” artística entram os jogos de luz e sombra propostos pelo VJ Spetto, por meio de uma intervenção eletrônica que é o vídeo-mapping (isto mesmo, a capacidade de modificar a percepção de objetos por meio da luz!).
Com esta exposição, o Museu do Futebol trabalha para que a ação educativa se torne um instrumento de transformação. Para que as exposições suscitem interrogações, modifiquem o olhar. Para que o visitante entre com perguntas e saia com mais perguntas do que entrou. E principalmente, descubra porções lúdicas que, muitas vezes estão adormecidas em cada um de nós.
“A associação do Safra à essa exposição traduz o comprometimento do banco com o resgate e a divulgação das tradições e manifestações históricas e culturais do Brasil”, diz Rossano Maranhão, presidente do Banco Safra, instituição patrocinadora da mostra.
SERVIÇO:
Exposição Vestiário
Local: Museu do Futebol
Onde: Sala Osmar Santos
Data de inauguração: 14 de Fevereiro
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N – Estádio do Pacaembu
São Paulo – (55) 11 3664-3848
Fale com a ouvidoria:
ouvidoria@cultura.sp.gov.br
Fonte: Museu do Futebol.
Além da visita à exposição VESTIÁRIO, também fiz uma nova e minuciosa visita nas atrações fixas do Museu do Futebol, infelizmente desta vez não estava sendo permitido fotografar as maravilhosas atrações do museu, regra que acatei prontamente. O único local onde estava permitido fotos era no ponto onde é possível ver o gramado e arquibancadas do estádio do Pacaembu.
Bom, foi isto que rolou nesta semana pré-carnaval, Boteco da Vila, Pelé Arena, Museu do Futebol e a exposição temporária VESTIÁRIO são exemplos de evento, local e passeios que recomendo aos leitores do blog, o Boteco especialmente para os santistas e os demais para todos os admiradores do futebol.
Por ora é só, desejo a todos os leitores do Blog DNA Santástico um Carnaval extremamente divertido, que todos curtam com responsabilidade e muita alegria!!!
Por ora, é só! Deixe seu comentário e até o próximo post!
– Torcedor do Santos FC por hereditariedade.
– Sócio do Santos FC desde 08/2006.
– Ex-Diretor Social da Associação Movimento Resgate Santista
– Membro da ASSOPHIS (Assoc. dos Pesq. e Historiadores do SFC)
– Membro da Confraria do Futebol Paulista/Por um Futebol Melhor
– Membro do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol)
– Colecionador de livros sobre o Santos FC e seus ídolos.
– Campeão do Quiz do Torcedor no Navio do Centenário.
– Mantenedor do Blog DNA Santástico.
– Mantenedor do Instagram @dnasantastico