No dia 16/09/1890, nascia em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, Urbano Villela Caldeira Filho, o lendário Urbano Caldeira, que desde 1933 empresta muito justamente o seu nome ao estádio do Alvinegro mais famoso do mundo.
Urbano deu sua vida ao clube ao qual se filiou em 1913, quando o time dava os seus primeiros passos e a sede ficava no Largo do Rosário, no centro antigo de Santos, onde hoje está localizada a Praça Rui Barbosa.
Durante sua passagem pelo Alvinegro que ele tanto amou, foi jogador, técnico e vice-presidente. Ajudou a conservar o gramado e participou das várias reformas que o campo sofreu no correr das décadas.
Em determinada madrugada, ao passar pelo Largo do Rosário, flagrou em uma padaria alguns atletas do time santista jogando dominó. De imediato levou o fato ao conhecimento do presidente Agnello Cícero de Oliveira, que puniu os atletas de forma branda, porque não havia indícios de bebidas alcoólicas na mesa do jogo.
Por diversas vezes, antes do Sol nascer, era possível vê-lo trabalhando no gramado da Vila Belmiro, carpindo a relva molhada pelo sereno noturno, junto aos carneiros que substituíam as máquinas de cortar grama.
Urbano, como zagueiro, marcou dois gols e jogou 41 partidas no período de 1913 a 1918, e faleceu no dia 13/03/1933, em São Vicente.
Texto publicado originalmente em Santos Futebol Clube por Guilherme Guarche
Por ora, é só! Deixe seu comentário (você pode inclusive usar seu perfil do Facebook para isto) e até o próximo post!
– Torcedor do Santos FC por hereditariedade.
– Sócio do Santos FC desde 08/2006.
– Diretor Social na Associação Movimento Resgate Santista.
– Membro da ASSOPHIS (Assoc. dos Pesq. e Historiadores do Santos)
– Membro da Confraria do Futebol Paulista/Por um Futebol Melhor
– Membro do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol)
– Colecionador de livros sobre o Santos FC e seus ídolos.
– Campeão do Quiz do Torcedor no Navio do Centenário.
– Mantenedor do Blog DNA Santástico.
– Mantenedor do Blog Miscelânea Santista.