Estreia Gylmar dos Santos Neves - DNA Santástico - Santos FC - Imagem Destacada

A estreia de Gylmar dos Santos Neves, o Pelé do gol!

Quiseram os deuses do futebol que o ano da graça do Santos, em que conquistou todos os títulos oficiais que disputou, fosse justamente 1962, aquele em que comemorava o seu cinquentenário. E ele começou como os anteriores, com o time arrumando as malas para uma excursão pela América do Sul.

Com chefia de Nestor Pacheco Júnior, a equipe de apoio de sempre e os jornalistas Gilberto Bezerra da Silva, de A Tribuna de Santos; e Solange Bibas, d’A Gazeta Esportiva, o grupo de jogadores partiu com uma novidade: o goleiro Gylmar dos Santos Neves, titular do Brasil na Copa do Mundo de 1958 e recém contratado do Corinthians. Os demais eram Laércio, Lima, Mauro, Olavo, Getúlio, Décio Brito, Formiga, Calvet, Zito, Dorval, Tite, Mengálvio, Coutinho, Pagão, Pelé e Pepe.

A delegação embarcou sábado pela manhã e, no dia seguinte, já estava iniciando a excursão contra o Barcelona, de Guayaquil, uma das equipes mais fortes do Equador. Cerca de 30 mil pessoas foram ao Estádio Monumental Isidro Romero Carbo para apreciar o encontro, entre elas o Presidente da República, Carlos Julio Arosemena Monroy.

Quem foi apreciar Pelé, acabou vendo Coutinho em toda a sua forma. Aos 18 anos, o garoto marcou quatro gols, e o Santos, após uma vantagem de 2 a 1 no primeiro tempo, goleou por 6 a 2.

Um detalhe interessante é que, como os vestiários não eram muito confortáveis, os santistas passaram o intervalo sentados no gramado, onde ouviram as orientações de Lula. Gylmar entrou no segundo tempo no lugar de Laércio.

FICHAS TÉCNICA:
07/01/1962 – Barcelona-EQU 2×6 Santos
Local: Estádio Monumental Isidro Romero, em Guayaquil, Equador
Competição: Amistoso
Público: 30.000
Árbitro: Boanerges Cavallo

Gols: Zito aos 35min, Cordero aos 36min e Pepe aos 42min do primeiro tempo; Coutinho aos 4min, 15min, 18min e 42min, Lecaro aos 17min do segundo tempo

BARCELONA: Bonnard; Herrera, Lecaro e Macias; José Marizaldo e Patterson; Gando, Bolívar (Pin), Cordero (Romero), Calderón e Canharte (Nabas)

SANTOS: Laércio (Gylmar); Olavo e Décio Brito; Lima, Calvet (Formiga) e Zito (Getúlio); Dorval, Tite, Coutinho, Pelé (Pagão) e Pepe (Mengálvio). Técnico: Lula

Texto: Transcrição do Livro Santos, o Maior Espetáculo da Terra!
Crédito: Wesley Miranda / Assophis

Veja também: Homenagem ao eterno ídolo Gylmar dos Santos Neves


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


Pix - DNA Santastico


error: Conteúdo Protegido!