Lula eterno!!!

Ele não falava inglês, não cursou nível universitário, não fez mestrado, pós-graduação ou o tal do MBA. Não costumava usar ternos de estilistas famosos ou ainda gravatas italianas de pura seda.

Mas a quantidade de títulos conquistada por ele coloca Pep Guardiola (Barcelona), José Mourinho, Rinus Michels (Holanda 1974) e Gustáv Sebes (Hungria 1954) no bolso!

Longe de ser um acadêmico no uso das palavras, aplicava como ninguém o dialeto dos boleiros.

Em sua simplicidade única e peculiar, entendia e promovia reações de seus comandados conforme a necessidade de cada partida ou campeonato.

Sabia que para vencer no futebol não bastava apenas o trabalho – extenuante e enfadonho – comum aos treinos físicos, táticos ou técnicos. Para ele, ambiente bom era ambiente vencedor!

Luís Alonso Peres, ou Perez, como encontrado em algumas publicações, nasceu em Santos (SP), no dia 22/02 de 1922.

Lula - Blog DNA Santástico

Descendente de espanhóis, suas primeiras ocupações foram como padeiro e chofer de praça.

Lula até gostava de jogar futebol, no entanto, com o passar dos anos, preferia ser apenas um mero expectador das pelejas e prosear ao lado dos mais velhos sobre esse ou aquele jogador, sobre o esquema desse ou daquele time.

E de tanto ficar nos alambrados, de tanto falar sobre futebol com tanta gente, recebeu os primeiros convites para ser treinador na disputadíssima várzea santista.

Ainda muito jovem, fez sucesso no comando da A.A. Palmeiras e algum tempo depois na A.A. Americana.

Em seguida, Lula foi treinar os quadros amadores da Portuguesa Santista, onde permaneceu até o final de 1951, quando recebeu o convite para desenvolver o mesmo trabalho no Santos F.C.

Em junho de 1954, durante o Torneio Rio-São Paulo, o presidente Athiê Jorge Coury estava insatisfeito com o rendimento da equipe comandada pelo técnico italiano Giuseppe Ottina.

Lula, que já havia dirigido o quadro principal de forma interina, foi o escolhido para comandar o time na vitória por 3×2 contra o Botafogo no Maracanã.

Foi esse o primeiro capítulo vencedor de sua notável trajetória.

Lula

Trajetória que, além de glórias, apresenta histórias e causos, como no depoimento do ponteiro esquerdo Pepe, intitulado de “O triângulo inusitado”:

– Uma vez ele chegou e disse em uma preleção: “vocês quatro do meio de campo formem um triângulo”. Aí a gente falava “é difícil quatro formarem um triângulo”; e ele retrucava “vocês, entenderam, vocês entenderam…”.

Predestinado, conduziu o Santos na conquista do campeonato paulista em 1955, depois de um longo jejum de 20 anos. Com relativa experiência adquirida na várzea e nas categorias de base, Lula enxergava um craque a quilômetros de distância.

É importante que fique registrado, que o grande esquadrão do Santos não foi uma obra divina ou um mero achado de sorte. Lula revelou, lançou e indicou a contratação de vários jogadores que formaram a melhor safra de talentos reunida em um único time.

Lula viu Coutinho em Piracicaba; aprovou Dorval quando muitos clubes o fecharam a porta; segurou a onda de escalar Pelé quando muitos o julgavam jovem demais.

Lançou Pepe e Pagão; indicou a contratação de Zito, Lima, Calvet e Mengálvio; além de avalizar a aquisição de craques consagrados como Gylmar dos Santos Neves, Mauro Ramos de Oliveira, Rildo e Carlos Alberto Torres.

E mesmo assim, diziam que o time do Santos era tão bom que Lula não fazia nada a não ser jogar as camisas para o alto.

Para os que pregavam e insistiam que ele não sabia nada… Imagine então se ele fosse um intelectual formado na Universidade de Harvard!

No comando das maiores formações do Santos F.C em toda a sua história, foram mais de 950 participações e 38 títulos conquistados. Entre os mais representativos encontramos:

– Campeonato Paulista de 1955, 1956, 1958, 1960, 1961, 1962, 1964 e 1965; Torneio Rio-São Paulo de 1959, 1963, 1964 e 1966; Taça Brasil de 1961 até 1965; Libertadores da América de 1962 e 1963; Campeonato Mundial Interclubes de 1962 e 1963, além de uma infinidade de torneios nacionais e internacionais.

Créditos de informações para a criação do texto:


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!