Chico Formiga

Francisco Ferreira de Aguiar, mineiro, nascido em Araxá em 11/11/1930. Ganhou o apelido de Formiga na infância, devido seu porte físico franzino.

Dos juvenis do Cruzeiro chegou ao Santos em maio de 1950 com apenas 19 anos, fazendo a sua estreia no dia 28, em seu estado natal, na vitória de 2 a 1 frente a Seleção de Juiz de Fora. Integrado aos poucos na equipe participou da campanha do vice campeonato Paulista de 1950.

Chico Formiga - Blog DNA Santástico - Santos FC - 02

O primeiro título

A primeira conquista veio no tradicional Torneio Inicio de 1952 conquistado no Pacaembu frente a Portuguesa de Desportos.

O primeiro grande título

A coroação veio mesmo na conquista do título Paulista de 1955, com a quebra do jejum de 20 anos. Formiga foi um dos jogadores que mais atuou, disputando 23 dos 30 jogos do certame.

Santos Campeão Paulista 1955 - Blog DNA Santástico - Santos FC
Santos Campeão Paulista de 1955

Chico Formiga na Seleção Brasileira

O sucesso durante a campanha vencedora rendeu ao defensor sua primeira convocação para o escrete canarinho. Atuando pelo Peixe, Formiga fez 15 jogos pelo selecionado, com 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota entre setembro de 55 a setembro de 59. Conquistou com a seleção a Taça Bernardo O’Higgins, Taça Oswaldo Cruz e Taça do Atlântico.

Chico Formiga - Blog DNA Santástico - Seleção Brasileira - 01

Seleção Paulista

Na Seleção Paulista, Formiga participou no total de 11 jogos e se sagrou campeão Brasileiro duas vezes.

Também foi técnico do selecionado Paulista em 1981.

No começo de 1956, conquistou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa Internacional, organizado pela FPF, com as presenças dos argentino Newell’s Old Boys, Boca Jrs e o uruguaio Nacional.

Bicampeonato

Em 1957 conquistou o primeiro Bicampeonato Paulista da história do Santos, com a conquista referente ao ano de 1956. Participou de 12 jogos dos 20 do certame.

Breve Adeus

Com o seu estilo clássico que não dava chutões, atuando na zaga, de volante ou na lateral, Formiga despertou o interesse do Palmeiras, que por seu passe fez uma valorosa proposta em troca em definitivo dos passes do arqueiro Laércio Milani, e o experiente Jair Rosa Pinto que já estava na Vila Belmiro, e ainda 2.000,000 cruzeiros e um amistoso com garantia mínima de 130,000 cruzeiros. A maior transação do futebol até então.

A volta

De volta ao Santos em 1959, reestreou na vitória de 7 a 1 contra a Internazionale de Milão na conquista do troféu Naranja, na primeira excursão santista pela Europa. Nessa segunda passagem participou da campanha do Tricampeonato Paulista 60/61/62 e da conquista da Copa Libertadores da América 1962.

Chico Formiga - Blog DNA Santástico - Santos FC - 01

Seu Chico, o “pai” dos Meninos da Vila

Com 410 jogos disputados e inúmeras conquistas como jogador, Formiga também teve grande destaque no comando técnico do Santos.

Assumiu em uma fase conturbada, em que a torcida do Santos explodia nas arquibancadas em números (segunda maior torcida do estado) e pressionava por contratações de peso. Sem dinheiro para contratações bombásticas, apostou na base santista para completar o elenco.

Chico Formiga - Blog DNA Santástico - Santos FC - 03

Com seu jeitão mineiro, se referia aos jovens jogadores como meninos. Manoel Ramos repórter do plantão da Radio Tupi logo apelidou de Meninos da Vila!

O sucesso foi imediato, e já no primeiro campeonato disputado desde o inicio, conquistou o Paulista 78 em meados de 1979!

O primeiro grande título depois da Era Pelé!

Dirigiu a equipe em 250 jogos com 114 vitórias, 80 empates e 56 derrotas em suas três passagens como treinador.

Conquistou o Torneio dos vencedores da América em 1983 e levou a equipe ao vice campeonato Brasileiro em 1983.

Chico Formiga - Blog DNA Santástico - Santos FC - 04

Fonte: Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC.

Banner Magazine DNA Santastico


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!