Antonio Wilson Honório nasceu em Piracicaba no dia 11 de junho de 1943. Em novembro de 1957, aos 14 anos, o garoto de apelido Cotinho, como era carinhosamente chamado pela mãe (a letra ‘u’ só foi adicionada ao apelido mais adiante), foi ver o jogo entre XV de Novembro e Santos F.C., por sorte acabou tendo a oportunidade de participar da partida preliminar vestindo a camisa do Palmeirinha contra os aspirantes do XV, se destacou e fez o único gol da partida, na saída foi aplaudido pelos jogadores santistas, que aguardavam o início do jogo principal, assistindo à preliminar. Na ocasião Cotinho chegou a ouvir do técnico e de alguns jogadores do Santos, entre eles Pelé, o seguinte convite: “Aí neguinho! Você é esperto, hein? Vai treinar lá com a gente!”
Não dava para levar muito a sério o convite, soava mais como uma brincadeira, mas daquele momento em diante a ideia de jogar ao lado dos craques da Vila não saiu mais da cabeça de Cotinho.
Em maio de 1958 Cotinho fugiu de casa e foi para Santos, quando chegou na Vila Belmiro mais uma vez a sorte esteve ao seu lado, pois faltou um jogador no treino do time profissional do Santos e ele que estava por ali observando o movimento acabou sendo chamado para completar, novamente se destacou e ainda um menino no meio de adultos acabou sendo aprovado já no primeiro teste.
Alguns dias se passaram, Cotinho foi ganhando notoriedade e na primeira entrevista que concedeu na vida acabou sendo batizado definitivamente pelo famoso radialista Ernani Franco, que acrescentou a letra ‘u’ ao apelido para deixar mais sonoro aos ouvintes, naquele instante nascia Coutinho, o gênio da área!
A estréia de Coutinho vestindo a camisa alvinegra aconteceu numa turnê, o Santos enfrentou o E.C. Sirio Libanês e goleou o time goiano por 7 a 1. Coutinho entrou no segundo tempo deste jogo no lugar de Jair da Rosa Pinto, tornando-se o mais jovem jogador da história do Santos F.C. com 14 anos, 11 meses e 6 dias a participar de um jogo oficial.
No Santos Futebol Clube Coutinho escreveu uma das mais belas histórias do futebol brasileiro, tornou-se o terceiro maior artilheiro do clube, foram 370 gols, em 457 jogos e conquistou mais de 20 títulos, entre eles o bicampeonato da América e do Mundial Interclubes. Ao lado do Rei do Futebol protagonizou jogadas mágicas, as famosas tabelinhas entre Pelé e Coutinho.
FELIZ ANIVERSÁRIO
Hoje, dia 11/06/2014, o eterno ídolo Coutinho está completando 71 anos!
O Blog DNA Santástico, na figura de seu mantenedor Edmar Junior, aqui representando toda a nação santista, agradece ao Coutinho, o Gênio da Área, por ter honrado o manto sagrado da Vila, bem como deseja que ele receba muitos abraços, pois viver é uma aventura, estar vivo é uma conquista diária e fazer aniversário é uma benção!
É isso aí, parabéns ao ídolo Coutinho por mais este golaço!
Por ora, é só! Deixe seu comentário (você pode inclusive usar seu perfil do Facebook para isto) e até o próximo post!
– Torcedor do Santos FC por hereditariedade.
– Sócio do Santos FC desde 08/2006.
– Diretor Social na Associação Movimento Resgate Santista.
– Membro da ASSOPHIS (Assoc. dos Pesq. e Historiadores do Santos)
– Membro da Confraria do Futebol Paulista/Por um Futebol Melhor
– Membro do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol)
– Colecionador de livros sobre o Santos FC e seus ídolos.
– Campeão do Quiz do Torcedor no Navio do Centenário.
– Mantenedor do Blog DNA Santástico.
– Mantenedor do Blog Miscelânea Santista.