Estádio Rei Pelé completa mais um aniversário! – 43 anos

O majestoso estádio de todos os alagoanos completa mais uma primavera hoje. Inaugurado no dia 25 de outubro de 1970, com o jogo amistoso entre Seleção Alagoana e Santos Futebol Clube. O Trapichão, como também é conhecido o Estádio Rei Pelé, chega aos 43 anos de idade.

Estádio Rei Pelé

Pelé atuou neste jogo e o primeiro gol no estádio foi de autoria do santista Douglas.

Douglas, ex-jogador do Santos Futebol Clube e autor do primeiro gol da história do Estádio Rei Pelé

O jogo foi ganho pelo Santos por 5×0 com gols de: Douglas (2), Pelé (2) e Nenê Belarmino.

Nessa inauguração o Alvinegro Praiano que era dirigido por Antônio Fernandes, o Antoninho formou com: Cejas (Edevar); Carlos Alberto (Turcão); Djalam Dias (Ramos Delgado), Marçal (Joel Camargo) e Rildo; Clodoaldo (Lima) e Nenê Belarmino; Davi, Douglas, Pelé (Luiz Carlos) e Abel.

O público pagante nessa partida foi de 45.865 pagantes. No estado alagoano, o Santos FC já se exibiu em seis oportunidades, tendo vencido três, empatado duas e perdido uma partida, marcando 14 e sofrendo três gols.

O início da construção foi no dia 15 de março de 1968 quando do lançamento da pedra fundamental.

O projeto foi do paulista João Kair, que faleceu logo depois do início da construção. Seu filho, Marcos Kair, foi o engenheiro que acompanhou a obra. Entretanto, foi uma equipe técnica, totalmente alagoana, que construiu o Estádio Rei Pelé. Dirigida pelo engenheiro Vinícius Maia Nobre, trabalharam os engenheiros Marcelo Barros (eletricista), Márcio Calado (sanitarista) e mais os engenheiros civis Nayron Barbosa, Marcos Mesquita, Roberto de Paiva Torres e Marcos Cotrim. Eles formaram uma equipe que comandou milhares de anônimos operários. Tudo foi supervisionado pelo então superintendente da Fundação Alagoana de Promoções Esportivas (Fape), Napoleão Barbosa.

Em 2010, eu estava de férias em Maceió e fiz questão de conhecer o estádio que leva o nome do maior ídolo da nação santista.

Imitando no Trapichão o gesto que o Rei Pelé realizou na Vila Belmiro no dia da sua despedida do Santos Futebol Clube.

Parabéns ao povo de Alagoas por mais um aniversário do seu famoso estádio de futebol, o Rei Pelé!

Referência: Gazeta de Alagoas

Colaborou neste post:

Wesley Miranda
Wesley Miranda

Banner Magazine DNA Santastico

Mureta de Santos - Blog DNA Santastico


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!