Lançamento do Almanaque do Santos FC #eufui

Ontem estive na Vila Belmiro para prestigiar o lançamento do Almanaque do Santos FC, obra de autoria do Prof. Guilherme Nascimento e publicado pela Magma Cultural.

2013 - Almanaque Santos FC (2)

Há tempos, santistas e amantes do futebol pediam o lançamento do Almanaque do Santos FC. Se outros clubes, já tinham os seus, por que o querido Alvinegro Praiano, de façanhas inesgotáveis, ainda não possuía um livro que apresentasse os detalhes de seus duelos ao longo da história?

Este Almanaque traduz a grandeza do Santos FC em números, dados e estatísticas. São apresentadas mais de 5.600 fichas técnicas com informações completas de todas as partidas disputadas pelo clube em mais de 100 anos de história: quem jogou, quem fez gol, quando e onde foi realizada a partida, assim como observações e curiosidades feitas pelo pesquisador e autor Prof. Guilherme Nascimento.

Edmar Junior e o Prof. Guilherme Nascimento
Edmar Junior e o Prof. Guilherme Nascimento

“Eu anotava as fichas técnicas e informações dos jogos junto com meus irmãos, que faziam o mesmo, mas em jogos do São Paulo. Com o passar do tempo eu fui guardando documentos e diversas coisas sobre o Santos, até que um dia uns amigos viram a quantidade de informação que eu tinha e falaram ‘você tem que publicar isso’. Há 10 anos, eu comecei a organizar tudo e preparar o livro que estamos lançando hoje”, explicou Guilherme Nascimento.

Encontrei com vários amigos (as) no evento, entre eles Humberto Mariano, Evaldo Rodrigues, Fabio Lopes, Sr. Luiz Carlos, Vilminha, Odir Cunha, Fabiano Cardoso, Jerry e Bianca Paes que aparecem nas imagens abaixo:

Lancamento Almanaque Santos FC - Blog DNA Santastico  -  010-tile

O Vice-Presidente do Santos Futebol Clube, Sr. Odílio Rodrigues também prestigiou o evento:

Lancamento Almanaque Santos FC - Blog DNA Santastico  -  013

Dos ex-jogadores estiveram lá Edinho, Clodoaldo e Edu, do time atual compareceu Edu Dracena:

Edmar Junior e Edinho
Edmar Junior e Edinho 
Edmar Junior e Clodoaldo
Edmar Junior e Clodoaldo
Encontro de Edu´s: Edu e Edu Dracena
Encontro de Edu´s: Edu e Edu Dracena

Atual capitão do time santista, Edu Dracena enalteceu a participação em mais um momento histórico do time com o lançamento do Almanaque:

“Ainda não tenho a dimensão de tudo isso. Eu fico muito feliz de estar escrevendo meu nome da história do Santos Futebol Clube, onde passaram grandes jogadores, principalmente o Rei.”

Edinho, Edu, Prof. Guilherme Nascimento, Edmar Junior, Edu Dracena e Clodoaldo
Edinho, Edu, Prof. Guilherme Nascimento, Edmar Junior, Edu Dracena e Clodoaldo

O Almanaque do Santos FC passa ser um livro obrigatório para santistas apaixonados,  pesquisadores, historiadores e jornalistas:

qq
Evaldo Rodrigues, Guilherme Guarche, Fabio Lopes, Wesley Miranda, Edmar Junior, Guilherme Nascimento, Marcelo Fernandes e Odir Cunha

SAIBA MAIS…

Almanaque SANTOS FC - Blog DNA Santastico (2)

Em seus mais de 100 anos de história o Santos Futebol Clube apresentou o Rei do Futebol ao mundo e diversos outros craques do futebol brasileiro. Foram quase 100 títulos, entre eles o Bicampeonato Mundial e o Tricampeonato da Libertadores. Mas toda a história de um clube é escrita a cada partida jogada e por isso o Almanaque do Santos FC é um dos livros mais esperados por torcedores, pesquisadores e amantes do futebol.

Escrito pelo pesquisador Guilherme Nascimento, o livro traz fichas técnicas de mais de 5.600 partidas jogadas pelo Santos FC em seus 100 anos de história. Entre as informações estão: local do jogo, data do confronto, escalação das duas equipes, placar, além de curiosidades e comentários sobre as partidas.

Segundo o autor, as pesquisas para o Almanaque do Santos FC tiveram início após o milésimo gol do Rei Pelé, em 17 de novembro de 1969, quando ele passou a fazer anotações e guardar livros, revistas e jornais. Mas somente em 2004, após a conquista do oitavo título de Campeão Brasileiro, Nascimento resolveu montar o Almanaque. Ele acreditava que terminaria em um ou dois anos, mas levou sete anos para finalizar a obra.

Na apresentação do livro, Nascimento destaca santistas e também torcedores de outros clubes que o auxiliaram na elaboração e pesquisa das informações, inclusive com pessoas que residem fora do Brasil. Mas ressalta também que esta não é uma obra acabada.

Além das informações completas sobre cada partida, o Almanaque do Santos FC traz textos do atual presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, e do jornalista e pesquisador da história do Clube, Odir Cunha. Segundo Luis Alvaro, “este Almanaque traduz nossa [Santos] grandeza em números, dados e estatísticas”.

Já Cunha destaca que outros clubes já tinham o seu almanaque, faltava o do Santos. “Se outros clubes, menos espetaculares, já tinham os seus, por que nosso querido Alvinegro Praiano, de façanhas inesgotáveis, ainda não possuía um livro que contasse em detalhes seus duelos ao longo da história?”.

Sobre o livro
Título: Almanaque do Santos FC
Autor: Guilherme Nascimento
ISBN.: 9788598230344
Formato: 21x27cm
Edição: 1 / 2013
Idioma: Português
Número de páginas: 392
Preço de capa: R$ 99,00

Parabéns ao Prof. Guilherme Nascimento e a Magma Cultural pela sensacional realização, uma obra tão gloriosa quanto a própria história do Santos Futebol Clube.

Banner Magazine DNA Santastico

Mureta de Santos - Blog DNA Santastico


Por ora, é só! Deixe seu comentário e até o próximo post!

Edmar Junior - Blog DNA Santastico
Edmar Junior

Torcedor do Santos FC por hereditariedade.
– Sócio do Santos FC desde 08/2006.
– Ex-Diretor Social da Associação Movimento Resgate Santista
– Membro da ASSOPHIS (Assoc. dos Pesq. e Historiadores do SFC)
– Membro da Confraria do Futebol Paulista/Por um Futebol Melhor
– Membro do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol)
Colecionador de livros sobre o Santos FC e seus ídolos.
Campeão do Quiz do Torcedor no Navio do Centenário.
Mantenedor do Blog DNA Santástico.
Mantenedor do Instagram @dnasantastico

Veja Tambem - Blog DNA Santastico

Logo Oficial Edmar Junior


ebook-guia-definitivo-para-criar-o-seu-negocio-online


error: Conteúdo Protegido!