Osmar Santos, o Pai da Matéria!

Osmar Santos - 01 - Blog DNA Santastico

Durante minha adolescência desenvolvi o hábito de escutar partidas de futebol no rádio, nessa época eu ainda não frequentava estádios de futebol, a TV aberta raramente passava jogos do Santos Futebol Clube (isso não mudou muito de lá para cá) e a TV por assinatura ainda não existia no Brasil, bem como a Internet. Tal cenário foi determinante para que eu adotasse o radinho de pilhas como um leal companheiro, através dele eu acompanhava programas esportivos e principalmente escutava os jogos, vibrava e me emocionava com os gols e vitórias do glorioso alvinegro praiano.

Radio de Pilhas - Blog DNA Santastico

Ouvir a narração dos jogos do Santos era algo que me fascinava, empolgava e que parecia me transportar para dentro do estádio. O principal responsável por isto era o narrador Osmar Santos, também conhecido como o Pai da Matéria. Ele, sem dúvida, foi um dos mais brilhantes narradores de futebol no Brasil, sempre muito criativo criou inesquecíveis bordões e expressões, tais como:

–  “Parou por quê, por que parou?”;
–  “Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha”;
–  “Um prá lá, dois prá cá, é fogo no boné do guarda”;
–  “Vai garotinho, porque o placar não é seu”.

Osmar Santos - Blog DNA Santastico

Osmar Santos, tinha uma energia contagiante, ninguém narrava futebol de maneira tão vibrante como ele, era um frenesi!

Eu até os dias atuais mantenho um rádio de pilhas por perto, é verdade que já não utilizo com a frequência de outrora, muito disso deve-se ao fato de Osmar Santos não estar mais presente nas narrações de futebol, infelizmente em 1994 um acidente automobilístico silenciou para sempre as locuções inesquecíveis do Pai da Matéria.

Desde então Osmar Santos vem lutando para ao menos amenizar as sequelas do acidente, como a perda do dom da voz, a paralisia do lado esquerdo do corpo e a falta de cinco por cento da massa cefálica, Osmar tornou-se um exemplo de garra, determinação e perseverança.

No livro “Osmar Santos – O Milagre da Vida” publicado pela Editora Sapienza e cujo prefácio é do Rei Pelé, o escritor Paulo Mattiussi relata toda trajetória de Osmar Santos antes do acidente e boa parte do que ocorreu depois, trata-se de uma excelente obra, a qual já tive a oportunidade de ler.

Osmar Santos O Milagre da Vida - Blog DNA Santastico

Atualmente, apesar de suas limitações físicas, Osmar Santos possui uma vida social ativa e cumpre com alegria sua agenda de compromissos, nos eventos que participa é sempre recebido com carinho e reverenciado pelos fãs. E foi num destes eventos que tive a honra conhecer pessoalmente o Pai da Matéria, um antigo sonho que pude realizar!

Edmar Junior e Osmar Santos
Edmar Junior e Osmar Santos

Foi muito emocionante encontrar com o Osmar Santos, dirigir-lhe algumas palavras de agradecimento por tudo que ele representa e registrar o momento em foto.

Narrações

Osmar Santos participou de uma matéria que homenageava Serginho Chulapa, autor do gol do título paulista do Santos em 1984. Além de falar do apelido que deu ao atacante do Peixe, o narrador colocou a sua narração do gol, quando transmitiu a partida pela Rádio Globo, confira:



Osmar Santos & Neymar

Neymar é ídolo recente na história do Santos Futebol Clube e do futebol brasileiro, mas a vida não lhe proporcionou a oportunidade de ter um gol narrado por Osmar Santos. Porém, como vivemos num mundo moderno, a tecnologia entra em campo para permitir que isto torne-se algo “possível”.

Aumente o som, entre no mundo da imaginação e curta um dos melhores locutores de todos os tempos narrando com ousadia e alegria um golaço do menino gênio, solta a voz Osmar Santos:



Muito bom, Osmar Santos foi e sempre será um grande ídolo!


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!