*** Mega Post *** O que rolou no Dia do Centenário do glorioso Santos FC ***

Como não podia ser diferente, a celebração no dia do CENTENÁRIO do glorioso SANTOS FUTEBOL CLUBE foi intensa!

No sábado (14/04) acordei cedo e parti para terra sagrada. Assim que cheguei em Santos dirigi-me ao ginásio do clube onde troquei um agasalho por ingresso para o jogo festivo NÓS CONTRA A RAPA – Meninos da Vila x 100 Meninos.

Ação social, agasalhos foram trocados por ingressos.

Porém, antes de entrar no estádio, dei uma passadinha no Memorial das Conquistas para ver a Exposição “O Muro”, ela revela os bastidores de todo o longo processo para a realização do Projeto 100 Anos de Futebol Arte (pintura do muro do CT Rei Pelé retratando a gloriosa história do Santos), do conceituado artista Paulo Consentino em homenagem ao Centenário do Santos FC.

Edmar Junior no Memorial das Conquistas
Exposição – “O Muro”

E se não bastasse a linda exposição e tudo mais que esta exposto no Memorial das Conquistas, há uma nova atração por conta da celebração do Centenário: a Taça Bola de Ouro, exposta pela primeira vez.

A Bola de Ouro – (Foto: Bruno Giufrida / Divulgação SFC)

A Bola de Ouro foi conquistada pelo Santos FC em 1965, em razão do título do Campeonato Paulista daquele ano. A história completa da Taça será contada na próxima edição da Revista Santástico, especial sobre o Centenário. Por ser uma das taças mais valiosas do Brasil, diariamente após o encerramento das atividades no Memorial, a Bola de Ouro volta para o cofre santista.


A Bola de Ouro será exposta só até o final deste mês, o Memorial funciona de terça a domingo e feriados, das 9 às 19 horas – as bilheterias fecham às 18 horas. O Memorial fica nas dependências do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), à Rua Princesa Isabel, s/nº, em Santos (SP). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone  (13) 3257-4099.

Após a visita ao Memorial das Conquistas entrei no estádio Urbano Caldeira, a celebração do centenário na Vila Belmiro foi aberta por um amistoso entre os veteranos do clube. De um lado, um time de uniforme branco, do outro um time de camisas listradas. No banco, Lima e Paulo Róbson comandaram as equipes. Jogaram os ex-jogadores Clodoaldo, Abel, Jamelli, Marcelo Passos, Lalá, Alberto, Negreiros, Manoel Maria, Oberdan e Marcio Fernandes entre outros. O placar do amistoso ficou em 2 a 2, gols de Marcelo Passos (2), Oberdan e Márcio Fernandes, no final todos foram merecidamente homenageados.

Veteranos recebendo homenagens!

Na sequência, as crianças participantes do “Nós contra a Rapa” entraram e desfilaram pelo campo com 100 troféus conquistados pelo Santos ao longo de sua história.

100 crianças desfilando pelo campo, cada uma delas portando uma taça conquistada pelo Santos.

A Vila estava muito bonita, o clima era de muita alegria, eis que um helicóptero se aproximou e pousou no gramado do templo sagrado do futebol:

Quando a porta do helicóptero foi aberta a emoção tomou conta do público presente na Vila famosa, o nosso amado e eterno Rei Pelé surgiu trazendo consigo a Taça Libertadores da América, acompanhado de um sortudo Sócio Rei.

O Rei foi reverenciado por um “mar” de crianças!

Confira no vídeo da Santos TV os bastidores da chegada do Rei:



Já com o Rei Pelé, o Presidente Luis Alvaro e o também o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin presentes na Vila, foi realizada a cerimônia de lançamento da Medalha Comemorativa do Centenário do Santos FC pela Casa da Moeda do Brasil. O Peixe foi homenageado com a confecção de três medalhas: ouro, prata e bronze.

Presidente Luis Alvaro e Rei Pelé (Foto: Divulgação Santos FC)
Medalha de Ouro

E assim com a presença do Rei, do Presidente e de autoridades o glorioso time do Santos Futebol Clube adentrou o gramado da Vila Belmiro trajando o novo uniforme número 3 produzido pela Nike e carregado de simbolismos de sua gloriosa trajetória. O azul turquesa pinta a camisa tradicionalmente branca. A camisa faz referência à herança colonial e portuária da cidade e a cor da famosa fonte de Itororó, situada no sopé do Monte Serrat, um dos atrativos turísticos da cidade de Santos, interligando ainda mais a história do clube as suas raízes. Localizada na parte interna da gola há uma frase que permite aos santistas se encontrarem com sua essência. Está lá, gravado: “Menino da Vila desde 1912″. A camisa resgata ainda a tradicional gola polo fina, moderna e elegante.  Acima do escudo, o marco da história, uma coroa entre as datas “1912 – 2012”, em referência ao centenário santista. A fonte da letra que estampa o nome dos craques e o número às costas também receberam atenção especial e foram cuidadosamente estudados e inspirados no estilo dos carimbos que identificam os contêineres do porto de Santos, o maior da América Latina.

Foto Divulgação Santos FC

Com o time em campo, mais algumas homenagens foram realizadas:

Foto Divulgação Santos FC

Ao término das homenagens o árbitro escalado para o  jogo festivo NÓS CONTRA A RAPA – Meninos da Vila x 100 Meninos tomou as providências necessárias e autorizou com pontapé inicial do Rei Pelé o início da partida.

Foto Divulgação Santos FC

Daí pra frente o que se viu foras cenas de pura diversão e alegria, um mar de pequenos santistas tiveram a honra de brincar de jogar futebol no sagrado gramado da Vila ao lado dos ídolos.

Craque Neymar recebendo forte marcação! Rsrs…

A brincadeira teve gols da garotada, o ex-goleiro Edinho jogou no time da criançada, o craque Neymar jogou um pouco em cada time, houve um momento que o árbitro expulsou o craque e a torcida exigiu a volta do mesmo, foi apenas uma simulação, mas que serviu para relembrarmos história semelhante e real vivenciada pelo Rei Pelé em um momento da sua brilhante carreira. Quando estava defendendo o time da criançada o craque Neymar cobrou um pênalti contra três goleiros, foi uma lance bem engraçado. No placar final, 2 a 2,  Edu Dracena e PH Ganso marcaram para o time dos Meninos da Vila.

NÓS CONTRA A RAPA – Meninos da Vila x 100 Meninos
Toda a festa foi acompanhada por milhares de santistas que compareceram à Vila Belmiro e assim como o craque Neymar, todos divertiram-se muito!

Após a partida todos reuniram-se diante de um bolo de aniversário no formato do escudo do clube e cantaram parabéns para o Santos Futebol Clube.

Para terminar a celebração na Vila Belmiro houve uma guerra e desta vez nem o Santos conseguiu parar, uma divertida guerra de bolo, travessura digna do estilo e espírito irreverente dos Meninos da Vila.

Edmar Junior após assistir as festividades na Vila famosa!

Confira os  bastidores do jogo NÓS CONTRA A RAPA no vídeo produzido pela competente equipe da Santos TV:



Após o encerramento das festividades na Vila segui para Praia do Gonzaga, onde às 14:00hs o contador do Centenário foi zerado, houve queima de fogos e na sequência shows, cuja atração principal foi a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

Infelizmente fiquei preso no trânsito e não consegui chegar a tempo de acompanhar o contador do Centenário zerar, marcando assim o exato momento em que o Santos Futebol Clube foi fundado 100 anos atrás.

Soube posteriormente que enquanto eu tentava vencer o trânsito da cidade de Santos, o grande Odir Cunha (Jornalista / Escritor) e um grupo de nobres santistas estavam no mesmo horário prestando uma das mais lindas homenagens que tomei conhecimento nesta celebração do Centenário, eles foram reverenciar os fundadores do clube no local exato onde o Santos Futebol Clube foi fundado.

Quando enfim cheguei na Praia do Gonzaga, me deparei com a Praça das Bandeiras lindíssima e decorada com várias bandeiras do Santos.

A praia estava tomada por milhares de santistas celebrando o Centenário.

O Presidente Luis Alvaro esteve presente e discursou, depois Chitãozinho e Xororó fizeram show para a nação santista.

A festa rolou durante todo o período da tarde, a noite caiu e a festa prosseguiu, outras bandas passaram por lá, também houve apresentações das torcidas organizadas do Peixe.

Foi um dia realmente intenso de muita celebração e alegria, se não bastasse apenas o Centenário do glorioso Santos Futebol Clube, outro motivo que deixou-me bastante feliz foi o fato de ao longo de todo o dia ter encontrado inúmeros amigos (as), preferi não colocar fotos e citar nomes neste post (com exceções dos amigos Paulo Consentino e Odir Cunha, pois o contexto exigia) para não correr o risco de injustamente esquecer de alguém, mas entre eu e meus amigos santistas, todos nós sabemos que há uma lema: o que o Santos une, nada pode separar! 

Celebração, amigos (as), enfim tudo de bom! Mas a cidade de Santos é mesmo um lugar mágico, além de ser o berço do glorioso Santos Futebol Clube, sempre reserva grandes surpresas e emoções, e foi numa esquina de Santos que vivenciei mais um destes momentos que jamais esquecerei, eu e alguns amigos abordarmos uma grupo de senhoras para solicitar informação sobre um logradouro para onde desejávamos ir. Após recebermos a informação, como era o  dia do Centenário, perguntamos para as simpáticas senhoras se elas também torciam para o Santos, eis que para minha surpresa e emoção uma delas revelou que não somente torcia para o Santos, como também é filha do saudoso Arnaldo Silveira, um dos fundadores e autor do primeiro gol oficial do Santos Futebol Clube.

Meu coração santista provou que esta em excelente condição, suportou as emoções das festividades e principalmente este surpreendente encontro com Dona Carminha, diante dela por alguns instantes senti-me transportado para o dia 14 de abril de  1912, quando seu pai e mais 38 homens fundaram nosso amado Santos Futebol Clube, conhecedor da maravilhosa história e trajetória do  alvinegro praiano um filme dos 100 anos de glórias passou rapidamente por minha cabeça naquele momento, em seguida retomei a consciência, “voltei” para 14 de abril de 2012 e tive a honra de ter aquele “santástico” encontro registrado numa foto.

Dona Carminha e Edmar Junior, ao lado o grande Arnaldo Silveira! Agradeço aos Deuses do Futebol por este momento inesquecível!

Por fim, felicito aquele que ao longo da minha vida tem me proporcionado  muitas alegrias:

Por ora, é só! Agora vou pegar o BONDE para mais anos de glórias que estão por vir:

Até breve SANTÁSTICO (A)!


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!