Grupo de Literatura e Memória do Futebol homenageou o Santos FC

 No sábado (24/03) estive presente em mais uma reunião do grupo de literatura e memória do futebol do qual sou membro.

O grupo tem como missão promover a difusão do futebol na literatura e em outras formas de expressão cultural e artística e apoiar a preservação da memória do futebol.

O glorioso Santos Futebol Clube esteve integralmente na pauta desta última reunião, foi uma homenagem do grupo ao clube em função do advento de seu Centenário.

A reunião, como de costume, ocorreu no auditório do Museu do Futebol, que por sua vez fica no Estádio do Pacaembu, normalmente é restrita somente a membros, mas nesta ocasião foi moderadamente aberta.

Antes da reunião começar, durante a memorabília futebolística, momento onde os participantes podem apresentar qualquer livro, artigo ou objeto antigo ligado ao futebol, tive a honra de conhecer o Alex Santos (tem Santos até no nome), ele levou alguns itens simplesmente santásticos do seu acervo pessoal.

Alex Santos, eu e alguns itens do acervo santástico dele.
Além dos membros do grupo de literatura e memória do futebol, torcedores do Santos também marcaram presença nesta reunião.

A reunião teve início com uma exibição de diversos vídeos sobre o Santos Futebol Clube selecionados e apresentados pela coordenação do grupo.

Na sequência Celso Unzelte (Jornalista / Pesquisador) e Odir Cunha (Jornalista / Escritor) realizaram uma detalhada apresentação sobre o livro “Santos – 100 Anos, 100 Jogos, 100 Ídolos” que eles elaboraram e que será lançado em breve pela Editora Gutenberg em celebração ao Centenário do Santos.

Celso Unzelte iniciando a apresentação sobre o livro.
Celso Unzelte e Odir Cunha. Foto: Gustavo Carvalho

O livro possui muitas imagens e informações extremamente relevantes da gloriosa história do Santos, esta muito bonito e não vejo a hora do mesmo ser integrado à minha biblioteca santástica.

Integrantes de uma nova geração de santistas, as crianças que estiveram na reunião escutaram atentamente sobre os jogos e ídolos, componentes da centenária e gloriosa história do Santos Futebol Clube.

Estava previsto para esta reunião a participação do Prof. Guilherme Nascimento, que em breve lançará o Almanaque do Santos, e do ex-jogador / eterno ídolo Dalmo Gaspar, mas infelizmente ambos tiveram problemas de ordem pessoal relacionados ao aspecto saúde e não puderam comparecer.

Em cumprimento a agenda da reunião o membro-fundador do grupo Alexandre Andolpho realizou uma apresentação contendo estatísticas sobre clássicos entre o Santos e seus principais rivais.

Após o encerramento formal da reunião, em momento de pura descontração,  o membro Marcelo Unti informou que já havia separado parte do figurino de Celso Unzelte e Odir Cunha para o dia do lançamento do livro, rsrsrs.

Marcelo Unti, Edmar Junior e os calções que marcaram época no Santos Futebol Clube. Figurino para Celso Unzelte e Odir Cunha, rsrs.
Celso Unzelte, Edmar Junior e Odir Cunha

Normalmente as reuniões do grupo são excelentes, desta vez então foi ainda melhor, parabenizo a coordenação, os palestrantes e todos que estiveram presente pela homenagem e respeito ao glorioso Santos Futebol Clube.

Doação

O mestre e amigo Odir Cunha, além da excelente apresentação que realizou ao lado de Celso Unzelte, aproveitou a ocasião e fez doação para biblioteca do Museu do Futebol de um exemplar do livro Dossiê – Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959, documento este que resgatou a história do futebol brasileiro.

Doação: Odir Cunha e o representante da Biblioteca do Museu do Futebol.

 Por ora é só, deixe seu comentário e até o próximo post.


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!