Uma Tarde Santástica!

Na semana que passou estive em Santos, acompanhei o lançamento do relógio do Centenário (escrevi sobre isto no post anterior) e aproveitei que estava na cidade para realizar passeios sensacionais.

Vila Belmiro

Primeiro passei na Umbro Store para fazer compras, a loja estava em liquidação, concedendo descontos  devido ao final do contrato da marca com o Santos.

Depois fui ao Memorial das Conquistas para conhecer o espaço recém criado e dedicado ao craque Neymar.

Edmar Junior diante do novo espaço do Memorial das Conquistas, dedicado ao craque Neymar.
Edmar Junior e a escultura metálica do craque Neymar.

CT Rei Pelé

Dando continuidade ao passeio dei mais uma passadinha de rotina no mural que esta sendo pintado no CT Rei Pelé, pude conferir a evolução da obra que faz parte das ações do Centenário.

Monte Serrat

Por fim, antes de deixar a cidade, fui conhecer o Monte Serrat e pagar uma promessa relativa ao Santos. O complexo do Monte Serrat é um ponto turístico importante, possui uma bela história e uma vista de tirar o fôlego.

A História

1589
Dom Francisco de Souza, Governador Geral do Brasil, ao visitar a Capitania de São Vicente sobe o Monte e encantado com sua beleza ordena a construção de uma capela em homenagem a santa de sua devoção, Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da Cataluña, Espanha.

1614
Ao avistarem navios de corsários, parte da população sobe ao Monte e refugia-se na capela chamando a proteção da Santa. Enquanto os invasores armados, empreendiam marcha nas encostas do monte, ocorre um desmoronamento e soterra grande parte dos piratas e afugenta os demais. A população atribui o fato a um milagre por intervenção de Nossa Senhora do Monte Serrat.

1652
É esculpida a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, representada com doze anjos aos seus pés, dois deles serrando o monte com uma serra de arco que, segundo a tradição, é uma alusão ao milagre de 1614.

Nossa Senhora do Monte Serrat e a Capela construída em sua homenagem.

 1923
As famílias Gonzalez, Vallejo e Flores assumem a concessão de exploração do complexo e iniciam as obras do sistema funicular, da estação inferior e do edifício do cassino, com bares, salões de festas e restaurantes, que após a inauguração tornou-se o mais requintado de Santos.

1954
Por deliberação da Câmara Municipal de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat foi declarada oficialmente “Padroeira da Cidade” e a 8 de setembro de 1955, foi coroada como tal.

NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT, PADROEIRA DA CIDADE E PROTETORA DO SANTOS FUTEBOL CLUBE.

O COMPLEXO
Além de possuir uma das mais belas vistas da cidade de Santos, o Complexo Turístico do Monte Serrat possui mais de 1.000 m² para os mais variados tipos de eventos, que estão sub-divididos da seguinte forma:

Mirante
Com 500 m² e uma visão privilegiada, de onde se observa uma vista panorâmica de 360º da cidade de Santos e sua Planície Litorânea, o Cais de Santos, a Serra do Mar, o Canal de Bertioga e parcialmente as cidades de Guarujá, São Vicente e Praia Grande.

Salão Grill Room
Com capacidade para 350 pessoas e com 450 m², é outra área destinada para eventos onde a arquitetura original da década de vinte é um convite a uma viagem histórica ao passado.

Estacionamento
O complexo possui estacionamento próprio e conveniado.

O SISTEMA
Sistema alemão com duas linhas paralelas de trilhos, assentados e aparafusados em vigas de concreto armado, com desvio ao centro. O motor da marca AEG tem potência de 90 HP e o motor reserva da marca Mirelli possui 64 HP. O sistema possui dois volantes de 4,0 m de diâmetro, o primeiro para aderência e o segundo para tração, pesando este 12.000 kg. Tem dois sistemas de freios, um manual e outro mecânico-automático.

OS CABOS
O trabalho de sustentação é feito através de cabos de 1 ¹/² (uma e meia polegadas) de diâmetro, com carga de ruptura de 90 toneladas.

OS BONDES
Os dois bondes funcionam em movimento sincronizado com capacidade para 45 passageiros cada um, são montados sobre longarinas de aço apoiadas sobre truques. Seu sistema é elétrico possuindo 242 metros de extensão, seu deslocamento até a estação superior leva em média 4 minutos. O Monte Serrat está a 157 metros acima do nível do mar.

Passeio virtual através das minhas fotos

 

Estacionamento
Bilheteria: a passagem ida / volta através dos bondes custa R$21,00.
Também é possível chegar no alto do Monte Serrat através de escadas.
No interior do bonde rumo ao alto do Monte Serrat.
Quase chegando…
Hora de contemplar…

Salão onde a arquitetura original da década de vinte é um convite a uma viagem histórica ao passado.
Capela Nossa Senhora do Monte Serrat
Interior da Capela
Avenida Ana Costa, vista à partir do Monte Serrat.
Observe a foto com atenção e você encontrará a Vila mais famosa do mundo.
Agora com um pouco de zoom, a Vila mais famosa do mundo.
Porto de Santos

Outra escada por onde é possível chegar ao alto do Monte Serrat.
Contemplando a paisagem à partir do Mirante.

No mirante!
Hora de ir embora…

O TURISMO
Além dos turistas que visitam o Complexo do Monte Serrat durante todo o ano, as caravanas provindas de outros estados e cidades vizinhas também marcam sua presença com visitas monitoradas.

Fonte de informações: Material de divulgação do Complexo do Monte Serrat.
Saiba mais em: http://www.monteserrat.com.br/

—– //—–

Em suma, foi uma tarde muita divertida, santástica como costumo escrever por aqui! Recomendo tais passeios aos leitores do blog.


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!