O mascote que virou ídolo

Por Wesley Miranda
Edição e colaboração: Edmar Junior

Imagine uma fábula que se passa na cabeça de nove entre dez garotos que gosta de futebol: você entra em campo como mascote do seu time, admira seus ídolos e sonha tabelar, marcar gols e ser campeão junto com eles. Mais que isso, um dia tal sonho torna-se realidade!

Essa história que parece ser uma fábula de livros de contos infantis aconteceu com Douglas Franklin, meia atacante com grande faro de gol. Douglas entrou em campo, como mascote, junto com um time pra lá de especial, o início do esquadrão santista:

Douglas é o menininho na frente de Pelé. Na foto: Feijó, Dalmo Gaspar, Ramiro Valente, Zito, Laércio Milani, Manga, Getúlio e Hélvio. Agachados: Afonsinho, Dorval, Álvaro, Pagão, Pelé e Pepe. Nessa foto ainda estão Manguinha (filho do goleiro Manga) abaixo do Pepe e o filho do saudoso técnico Lula, com as mãos nos pés abaixo de Álvaro.

ANTES DE SER PROFISSIONAL,
DOUGLAS BRILHOU NA EQUIPE JUVENIL DO SANTOS

Não pensem que só o fato de Douglas Franklin ter entrado em campo como mascote o credenciou para os profissionais do Santos anos depois. Contarei um “causo”….

Certa vez um amigo iniciou uma pergunta:

– Você já conheceu muitos ex-jogadores…

Sem deixar ele terminar a pergunta fui citando que conheci Pelé, Pepe, Coutinho, Zito, Ramos Delgado… mas antes que eu também pudesse terminar, ele foi direto e perguntou:

– Você conheceu Douglas Franklin?

Certamente eu chegaria até Douglas, mas a pergunta foi tão direta que fiquei curioso…

Meu amigo Edvaldo é um conterrâneo e também era amigo do ex-jogador do Santos e já falecido Almir Pernambuquinho. Flamenguista doente, Edvaldo tem uma enorme simpatia pelo Santos, por quem torceu muito no Maracanã nos anos 60, ele acabou me relatando uma interessante curiosidade:

Em um jogo dos juvenis, Douglas marcou 17 gols em um jogo que o Santos ganhou por 26 a 0. Ainda complementou: Deve ser o maior goleador em uma única partida do Santos, independente da categoria!

Se eu falar que me convenci assim de cara, estarei mentindo, então nada melhor que entrar em contato com o próprio Douglas e tirar essa dúvida. Foi o que fiz, mas os números são tão exorbitantes que fui de devagar:

Eu: Então quer dizer que você fazia muitos gols nos juvenis do Santos…

Douglas: Muitos, era um grande goleador!

Eu: Tipo, dois, três, dezessete por jogo rssrsr. É verdade que você marcou dezessete gols em um jogo?

Douglas: Sim, foi em um campeonato santista, contra o Grêmio Recreativo do Apito, um time que era do Romualdo Arpi Filho. Joguei muito esse dia, mas meus companheiros também.

E não é que era verdade! Mas a informação só estaria completa com a súmula do jogo. Então com a ajuda dos amigos Guilherme Nascimento e Guilherme Guarche, em meio a milhares de livros de arquivo do Santos FC, um desses jogos dos juvenis foi descoberto. Mas infelizmente, a súmula encontrada não é do jogo supracitado, mas é também contra a mesma equipe, o Grêmio Recreativo do Apito em 03/07/1965. Nesse jogo o Santos ganhou “apenas” por 23 a 0, e Douglas “só” marcou oito gols, nesse time de juvenis do Santos também jogou Clodoaldo, que mais adiante se consagrou na Vila e foi campeão do mundo com a seleção brasileira na Copa de 1970. Douglas se tornou o artilheiro do campeonato santista com 22 gols seguido por Silvio, também do Santos, com 12 gols. O suficiente para saber que esse time era bom mesmo!

Na foto: Clodoaldo antes do goleiro. Na fileira de baixo Negreiros é o segundo da esquerda para direita e depois ao lado vem o jovem Douglas!
A renovação do elenco do Santos foi determinante para manutenção de um time forte e vitorioso à partir de 1967 . Na foto da esquerda para a direita: Douglas, Clodoaldo e Negreiros.

A estréia de Douglas no time profissional do Santos Futebol Clube aconteceu no dia 26/05/1967, na vitória de 5 a 1 frente à Seleção do Distrito Federal. O estreante Douglas marcou um gol e já nessa partida jogou com Zito e Pelé.

Passada a realização do sonho, Douglas seguiu sua carreira no Santos, onde atuou em 225 partidas, marcando 75 gols no período 1967 a 1971.

Em pé: Cejas, Orlando, Oberdan, Ramos Delgado, Léo e Rildo. Agachados: Edu, Lima, Douglas Franklin, Pelé e Abel.

Douglas conquistou inúmeros títulos, entre eles o Tri-Campeonato Paulista 67-68-69, o Brasileiro de 68, as Recopas Sul-Americana e Mundial de 68 e diversos outros torneios, aqui e no mundo. Inclusive, foi dele o gol que deu o título do Torneio de Kingston, na Jamaica em 1971 quando o Santos venceu Chelsea da Inglaterra por 1 x 0.

1971, em pé: Joel Mendes, Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado, Djalma Dias, Clodoaldo e Rildo. Agachados: Manuel Maria, Léo, Douglas, Pelé e Edu.

Ainda em 1971, Douglas deixou o Santos, acabou brilhando muito no Bahia. Ele é o segundo maior goleador da história do time soteropolitano com 211 gols.

Iniciada na Santástica Fábrica de Craques, Douglas de fato construiu uma linda carreira!

Abaixo um vídeo homenagem ao jogador Douglas, edição de Wesley Miranda, vale a pena assistir:



Parabéns Douglas Franklin!!!

Post atualizado em: 01/03/2017


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!