Nenhum atleta no mundo tem uma coleção de troféus, medalhas e objetos históricos tão rica como a de Pelé. Guardado a sete chaves pelo ex-jogador em uma de suas casas no litoral paulista, o acervo pessoal do atleta do século XX deverá ser exibido no futuro museu dedicado do Rei, em Santos (a abertura é esperada para 2014). Quem não quiser esperar a inauguração do templo dedicado às façanhas do maior jogador de todos os tempos pode conhecer as peças mais raras e importantes no livro As Joias do Rei Pelé (Realejo Livros, 184 págs, R$ 179,90), do jornalista e escritor paulistano Celso de Campos Jr. Autor de bem-sucedidas biografias de Adoniran Barbosa e do ex-goleiro Marcos, ele conversou com o Rei sobre algumas das peças mais marcantes da coleção – como o radinho de pilha do pai de Pelé, uma bola de meia usada nas primeiras peladas de rua e o passaporte tirado às pressas para que ele pudesse viajar à Suécia para disputar a Copa de 1958.
A obra, que chegou às livrarias no fim de 2013, une os depoimentos de Pelé sobre o acervo a belíssimas imagens dos objetos descritos por ele. “De todos os livros que eu tenho, e são vários os que já foram escritos sobre o Pelé, este, mostrando algumas das peças que eu tive oportunidade de ganhar, talvez seja o mais especial, pelo resgate histórico de coisas que talvez as pessoas não tenham conhecimento, mas que são muito importantes em minha vida”, diz Pelé. “São peças como a caixa de engraxate com que eu ganhei meu primeiro dinheirinho em Bauru, uma moeda de 400 réis, ela para mim tem tanto valor quanto a taça Jules Rimet. Ou a minha massagista elétrica, que ajudou muito na minha parte física, num tempo em que a tecnologia tão era tão avançada assim”, conta o ex-jogador, emocionado com as memórias que seus tesouros despertam. “Fiquei muito feliz com a ideia desse livro, e também com a edição, que ficou maravilhosa. É mais uma joia que recebo. Nem sei se mereço tanto”, completa o mais humilde dos reis.
Abaixo alguns dos objetos do acervo pessoal de Pelé que estão reunidos no livro ‘As Joias do Rei Pelé’ de Celso de Campos Jr: