Pesquisa exclusiva que mensura atributos da imagem de celebridades e personalidades esportivas de todo o mundo chegou recentemente ao Brasil e revelou que o Rei Pelé está longe de perder a majestade.
Agora com 73 anos de idade e mais de 30 anos após pendurar as chuteiras, Pelé ainda é uma das personalidades esportivas mais conhecidas não só no Brasil, mas também no mundo.
É o que mostra o Celebrity DBI (Davie-Brown Index), a principal pesquisa global de celebridades, presente em 13 países, recém-lançada pelo IBOPE REPUCOM no mercado brasileiro.
Considerando os países onde Pelé tem a melhor pontuação do Celebrity DBI, chama a atenção o fato do “Atleta do Século XX” obter grandes marcas mesmo em países que historicamente não têm grande tradição de conquistas no mundo do futebol. No Top5 dos lugares onde a imagem do Rei é mais forte, por exemplo, encontram-se países como Turquia, Rússia e China.
Pelé – Pontuação DBI* (Top5)
Brasil 91,30
México 91,16
Turquia 84,91
Rússia 84,75
China 80,98
* A composição do índice considera o Awareness como o atributo mais importante, com 60% de peso, enquanto os demais atributos representam 40% do total do índice.
Quando observado apenas o atributo Awareness, que mede o grau de conhecimento da celebridade, Pelé é a personalidade esportiva que lidera o ranking no Brasil, com a pontuação de 99,4.
No México, palco da conquista do tricampeonato mundial, Pelé tem a sua segunda melhor marca no atributo e figura atrás somente de Chicharito Hernandez e Ana Guevara.
Mesmo do outro lado do mundo, na China, o Rei é nada menos que a 9ª personalidade esportiva com o Awareness mais elevado no país. Na Turquia, Pelé é a 8ª personalidade esportiva mais conhecida.
Pelé – Pontuação atributo Awareness (grau de conhecimento da celebridade)
Brasil 99,40
México 98,01
Rússia 93,85
Turquia 92,40
França 88,82
China 87,62
Reino Unido 84,80
Alemanha 84,77
Quando apenas os dados obtidos no Brasil são analisados, as notas de Pelé ficam ainda mais altas. Se analisado apenas o atributo Aspiration por faixa etária, por exemplo, o Rei possui índices surpreendentes, entre as pessoas de 55 anos e mais, a nota chega a 88.89.
Análise da imagem de Pelé – Brasil
Awareness – 99,40 (Grau de conhecimento da celebridade)
Aspiration – 82,56 (O quanto sua vida é almejada/querer ser/atuar como)
Endorsement – 81,34 (Nível de aceitação de suas recomendações)
Influence – 82,61 (Grau de influência da celebridade)
Trend-Setter – 80,76 (O quanto é considerada uma formadora de opinião)
José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE REPUCOM, explica que o Celebrity DBI é um serviço único que fornece aos anunciantes, agências, veículos, assessorias de personalidades e demais públicos métricas, avaliações e comparações dos impactos das personalidades, tanto no cenário local como global. “É essencial para avaliar qual celebridade possui mais aderência em determinadas ações de patrocínio, além de auxiliar no casting”, explica.
Metodologia
Com base em uma amostra com representatividade nacional em cada país que atua, os participantes da pesquisa respondem perguntas-padrão sobre uma lista de personalidades. No Brasil, a amostragem conta com 6 mil pessoas, com idades entre 16 e 69 anos, que avaliam cerca de 300 celebridades brasileiras e 300 globais, entre atores, esportistas, músicos e políticos. No mundo são avaliados mais de 5 mil nomes.
Os resultados do estudo classificam os nomes pesquisados, a partir de notas de 0 a 100, em oito atributos-chave: Appeal, Aspiration, Awareness, Breakthrough, Endorsement, Influence, Trend-Setter e Trust.
Sobre o IBOPE REPUCOM
Especialista em pesquisa de marketing esportivo e patrocínio, o IBOPE REPUCOM oferece soluções que permitem, dentro do segmento esportivo, o monitoramento de ações em eventos, planejamento de anunciantes de mídia, estudos analíticos sobre comportamento e consumo esportivo e outros indicadores de performance para mensurar o retorno de campanhas e ações. A partir da joint venture do IBOPE com a REPUCOM, líder mundial no segmento de marketing esportivo, o IBOPE REPUCOM atua em 4 países da América Latina.
Fonte: Ketchum Estratégia | IBOPE