A maior vítima do Rei Pelé

Há exatos 56 anos, o então menino Pelé marcava seu primeiro gol contra sua maior vítima, o Corinthians.

Pele 1956 - Blog DNA Santastico
Moicano ou prévia de uma coroa?

A partida fazia parte das comemorações do 45º aniversário do Santos FC e foi realizada em Vila Belmiro. Pelé, ainda com apenas 16 anos anotou um gol na vitória de 5 a 3. Alfredinho, Tite, Pagão e Baltazar (contra) completaram o marcador para o quadro do time alvinegro praiano. Segundo o Almanaque do Santos FC o Peixe formou com Manga; Ivan, Ramiro Valente, Hélvio Piteira (Cássio) e Brauner (Fioti); Urubatão e Álvaro Valente; Dorval (Afonsinho), Pagão, Pelé e Tite (Alfredinho). Era o começo da freguesia…

Dois encontros depois desse primeiro gol, em partida valida pelo Campeonato Paulista, Pelé voltou a marcar, em um “hat-trick”. O jogo terminou empatado em 3 a 3 e valeu ao rival a conquista da Taça dos invictos oferecido pela Gazeta Esportiva pela série de 25 jogos de invencibilidade, o time completaria mais dez jogos totalizando 35 jogos.



A série invicta só durou até encontrar o Santos novamente na Vila Belmiro, e perder por 1 a 0 com gol do ponta Dorval, nessa partida, Pelé foi expulso pela primeira vez. Pior que a quebra da sequência invicta, o Santos dificultou a vida do rival pelo título, o que acarretou no título do São Paulo FC.

Ao total, Pelé marcou 50 gols em 48 jogos contra o rival. Com 24 vitórias contra 9 derrotas e 15 empates.

Algumas publicações sobre o REI incluem um jogo cancelado do dia 19/10/1969 em que Pelé anotou um gol. O jogo foi interrompido no intervalo pela forte chuva. Não entra na estatística oficial.

Santos x sccp - Blog DNA Santastico
Rivelino marcou, Pelé de falta empatou, mas as fortes chuvas impediram o segundo tempo.

Além desse jogo de 1969, outro jogo que não entra em estatísticas de jogos do Santos, apenas do REI, é o amistoso da Seleção Brasileira contra o Corinthians em 1958 vencido pelo escrete canarinho por 5 a 0 com gols de Pepe (2) Garrincha (2) e Mazola. Pelé não anotou nenhum gol, foi substituído por Vavá depois de uma entrada dura do zagueiro Ary Clemente.

Selecao 1958 - Blog DNA Santastico
Seleção Brasileira durante a preparação para Copa de 1958

Reza a lenda que o Rei achou tão desleal a entrada que o deixou de fora dos dois primeiros jogos da seleção na Copa, que jurou que enquanto jogasse, o Corinthians não seria campeão.

Coincidência ou não, Pelé se despediu no Cosmos no dia 01/10/77 e o Corinthians foi quebrar seu jejum em 13/10/77.

Na imagem os goleiros que sofreram os gols do REI!
Goleiros do Corinthians que sofreram os gols do REI

Santos x Corinthians na Era Pelé

Santos com Pele x sccp - Blog DNA Santastico

Reveja alguns dos 50 gols de Pelé contra sua maior vítima:



Colaborou neste post com texto e imagens:

Wesley Miranda
Wesley Miranda

Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!