Santos 11 x 0 Botafogo - DNA Santástico - Santos FC - Imagem Destacada

Machado, goleiro que tomou 8 gols de Pelé…

Pelé estava impossível naquela partida pela 25ª rodada do Campeonato Paulista. Com apenas 16 minutos de jogo, ele já havia marcado três vezes. Segundo quem esteve em campo, o “Rei do Futebol” queria a vingança por duas derrotas recentes que o Santos havia sofrido para o bom time do Botafogo: 2 a 0 em Ribeirão Preto e 4 a 1 em plena Vila Belmiro.

“Não tinha jeito, ele estava ‘endiabrado’. A cada gol que ele fazia, pegava a bola no fundo da rede e voltava pro meio-campo correndo, porque queria bater o recorde de gols”, recorda o atacante Antoninho, do time tricolor, que acabou dando saída de bola 12 vezes naquele dia: uma no apito inicial e 11 depois dos gols santistas.

“Conforme ele ia correndo até o meio-campo, apontava o dedo pra gente e gritava: ‘Vocês vão se f… aqui hoje”, ri Antoninho. “Ele queria vingança por causa do jogo no primeiro turno. Nós ganhamos deles por 2 a 0, a torcida provocou muito e um jogador nosso até sentou na bola”, completa.

Até hoje, os oito daquele dia permanecem como recorde de gols de Pelé em uma única partida.

Apesar da derrota por 11 gols de diferença, o goleiro Machado, do clube do interior, acabou eleito como o segundo melhor em campo, atrás apenas de Pelé. Segundo Pepe, foi o arqueiro que impediu uma goleada ainda mais elástica: “Ele não falhou em nenhum gol!”, ressalta.

Ao fim da partida, Pelé enviou ao goleiro que foi eleito o melhor jogador em campo pelo Botafogo, um relógio Mondaine e roupas de banho que havia ganhado como melhor em campo.



Galdino Machado, o Machado, morreu no dia 15 de maio de 2015, em Ribeirão Preto-SP. Ele defendeu o Botafogo de Ribeirão Preto de 1955 até 1966, atuando em 252 jogos.

Crédito: Wesley Miranda / Assophis


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube - Machado


Pix - DNA Santastico


error: Conteúdo Protegido!