Kátia Cilene e o Frevo Rei Pelé

Neste post você vai conhecer ou relembrar o frevo “Rei Pelé”, homenagem prestada pela cantora Kátia Cilene em 1966 quando a seleção brasileira disputava a Copa na Inglaterra.

Quando o militar carioca Euclides de Farias Távora, por ocasião de uma parada do navio que o levava para a Itália (na época da Segunda Guerra Mundial), conheceu a alagoana Maria de Lourdes Santos e o amor falou mais alto, trocou o Rio de Janeiro por Recife e, embora fosse uma pessoa muito musical e criativa, nem imaginava que anos mais tarde veria os filhos trilharem o caminho do estrelato no meio artístico.

Mudando-se com a família para Garanhuns, município do agreste pernambucano, Euclides passou a se envolver com o meio musical e a atuar em emissoras de rádio. Foi lá que, em 13 de janeiro de 1950, sua filha Kátia Cilene de Farias Távora veio ao mundo.

Com a volta da família à Recife, a garota prodígio Kátia Cilene começou a cantar com apenas 09 anos de idade, na Rádio Clube de Pernambuco e, chamou tanto a atenção que logo se tornou detentora do título “Cantora Revelação Infantil do Ano” passando a integrar também o elenco da emissora TV Rádio Clube, atuando com cantora, tele-atriz e rádio-atriz, além de garota propaganda.

Aos 12 anos de idade foi contratada pela TV Jornal do Commercio, maior emissora da capital pernambucana.

O PRIMEIRO DISCO

Seu primeiro disco foi lançado em 1966 pelo selo pernambucano Mocambo.

Na ocasião, a seleção brasileira de futebol disputava a Copa do Mundo, sediada na Inglaterra, e por conta do evento, em seu compacto de estreia gravou duas músicas em homenagem aos principais jogadores brasileiros da seleção: no lado A o frevo “Rei Pelé”, homenageando Pelé e no lado B, o surf “O Iê Iê Iê do Seu Mané”, em homenagem a Mané Garrincha, ambas compostas por Nelson Ferreira e Sebastião Lopes.

A repercussão da música “Rei Pelé” foi tanta, que chegou inclusive a ser executada na Rádio BBC de Londres na época.


Para saber mais sobre Kátia Cilene clique aqui!


Fonte: Blog Jovem Guarda


E aí, gostou? Deixe seu comentário sobre este post no formulário abaixo!

Edmar Junior - Blog DNA Santastico

Edmar Junior

Compartilhe este post:


error: Conteúdo Protegido!