Neste post relembre a conquista pelo Santos da Copa São Paulo 1984.
Conhecido por revelar grandes jogadores, o Santos, até então, só tinha chegado à final da Copa São Paulo de Juniores apenas em 1982, quando perdeu a taça de campeão para a Ponte Preta.
Porém, em 1984, o Alvinegro Praiano chegava como um dos favoritos, já que tinha no elenco jogadores que depois foram aproveitados no profissional, como o goleiro Nilton, o zagueiro Pedro Paulo e o meia Mazinho.
Porém, o mais conhecido deles foi o centroavante Gérson (já falecido), que depois teve grandes passagens pelo Atlético Mineiro e Internacional, sendo artilheiro da Copa do Brasil em três oportunidades: 1989, 1991 (ambas pelo Galo) e 1992 (pelo Colorado, sendo campeão da competição).
Mas voltamos à Copa São Paulo de Juniores de 1984, que contou com a participação de 24 clubes.
O Santos caiu no Grupo 5 da primeira fase, onde venceu o Matsubara, por 3 a 0, e o Cruzeiro, por 2 a 1.
Nas quartas, o Peixe encarou a Ponte Preta, algoz de 1982. Depois de um 0 a 0 com a bola rolando, o Alvinegro Praiano venceu nas penalidades por 5 a 4 e se classificou para a fase seguinte.
Nas semifinais, o adversário era um time pequeno, mas conhecido por fazer grandes campanhas na Copa São Paulo, o Nacional.
A partida foi difícil, mas o Santos venceu por 2 a 1 e garantiu seu lugar na decisão, onde enfrentaria o rival Corinthians, que despachou o São Paulo ganhando pelo mesmo placar.
Antes de continuar o post, deixa eu te contar…
Chegou a Revista DNA Santástico, uma publicação digital e oficial do Blog DNA Santástico desenvolvida especialmente para a nação santista.
Clique no botão abaixo, você será direcionado (a) para a página de assinatura e download GRÁTIS!
A Decisão
No dia 22 de janeiro de 1984 (sim, nem sempre a Copinha foi decidida exatamente no dia do aniversário da cidade de São Paulo, apesar de sempre fazer parte das comemorações), os times de juniores de Santos e Corinthians entravam no gramado do Canindé para decidir o título da competição.
O Peixe buscava a primeira conquista e o Corinthians a terceira.
Pois o Santos mostrou que queria ficar com a taça e abriu o marcador aos 18 minutos, com o centroavante Gérson.
Porém, o Corinthians empatou aos 32′, com Rogério.
O segundo tempo foi um belo jogo e as duas equipes tiveram chance de balançar as redes.
Aos 43′, o zagueiro Flávio subiu mais que todo mundo e, de cabeça, marcou o gol do título do Peixe.
Era a primeira conquista do Alvinegro Praiano na competição. Porém, quase estragaram a comemoração, já que o “tempo fechou” no Canindé. Mas a turma do deixa disso conseguiu apaziguar os ânimos.
Ficha Técnica – Final Copa São Paulo 1984
SANTOS 2 X 1 CORINTHIANS
Data: 22 de janeiro de 1984
Local: Canindé – São Paulo-SP
Árbitro: José de Assis Aragão
Cartões Amarelos
Santos FC: Pedro Paulo, Mário e Mauro
Corinthians: Brandão
Gols
Santos FC: Gérson, aos 18′ do primeiro tempo, e Flávio, aos 43′ da segunda etapa.
Corinthians: Rogério, aos 32′ da segunda etapa.
Santos: Nilton; Amauri, Pedro Paulo, Flávio e Mário; Mazinho, Enéias e Édson; Mauro, Gérson e Guinho (Rogério). Técnico: Ernesto Marques.
Corinthians: Alexandre; Éder (Ferrari), Marcelo, Pinela e Brandão; Moisés, Careca e Edmundo; Aguinaldo, Carioca (Valtinho) e Rogério. Técnico: Écio Pasca.
Curiosidades: quem foi escolhido como melhor jogador da Copa São Paulo de 1984 foi simplesmente o baixinho Romário, do Vasco da Gama. Já o Santos FC só conseguiu o feito novamente em 2013, quando conquistou a taça, repetindo a façanha no ano seguinte.
E aí, gostou? Deixe seu comentário sobre este post no formulário abaixo!
Siga o DNA Santástico no Instagram:
Compartilhe este post: