O Único Pentacampeão Brasileiro Consecutivo

No dia 8 de dezembro de 1965, o Santos venceu o Vasco por 1 a 0 em pleno Maracanã, atingindo o recorde mantido até os dias atuais: o único pentacampeão brasileiro consecutivo.

Era a terceira vez que o Santos Futebol Clube comemorava um título brasileiro no Maracanã em apenas quatro anos.

O Campeonato Brasileiro de 1965 foi disputado por 22 times e realizado no formato eliminatório.

Após eliminar o Palmeiras na semifinal, o Santos entrou como favorito na final após vencer a primeira partida disputada em São Paulo, no estádio do Pacaembu por uma goleada de 5 a 1.

A grande decisão

O jogo decisivo disputado na cidade do Rio de janeiro foi bastante movimentado, com o Santos demonstrando claramente a sua supremacia, criando inúmeras oportunidades de gol, sendo merecedor da conquista.

O Vasco buscava o gol, mas sempre parava em Gylmar.

O gol da vitória saiu apenas no segundo tempo, aos 20 minutos.

Após jogada pela direita, Pelé driblou para dentro e de perna esquerda chutou cruzado fazendo o gol de mais um título brasileiro, em partida que ficou marcada por várias expulsões e com o Santos Futebol Clube terminando o jogo com apenas oito jogadores contra nove do Vasco da Gama.

O Único Pentacampeão Brasileiro Consecutivo

O público foi de 38 788 espectadores pagantes que assistiram a mais uma volta olímpica do Alvinegro da Vila Belmiro, o único pentacampeão brasileiro consecutivo.

O troféu recebido, a 2ª Taça Brasil, era de posse transitória até que algum clube a vencesse por três vezes seguida (como o próprio Santos o fez nos anos de 1961/1962 e 1963) ou cinco alternadas.

O time dirigido pelo técnico Lula, levou a campo a seguinte formação: Gylmar, Carlos Alberto e Mauro; Orlando e Geraldino; Lima e Mengálvio; Dorval; Coutinho, Pelé e Pepe (Abel).

Confira no vídeo imagens dos dois jogos contra o Vasco:


Texto original de Guilherme Guarche, do Centro de Memória do Santos FC, adaptado para o Blog DNA Santástico.

Colaboração de José Roberto Brandi, da Assophis.


E aí, gostou? Deixe seu comentário sobre este post no formulário abaixo!

Edmar Junior - Blog DNA Santastico

Edmar Junior

Siga o DNA Santástico no Instagram:


Compartilhe este post:


error: Conteúdo Protegido!