O Goleiro Pelé

Além das muitas habilidades que o Rei Pelé demonstrou dentro das quatro linhas jogando no ataque, podemos destacar também as atuações dele como goleiro.

Pele Goleiro - Blog DNA Santastico (2)

O Rei jogou quatro partidas oficiais na meta, sempre substituindo o goleiro titular por conta de lesão ou expulsão. Na época, não era permitido realizar substituições.

A primeira vez que foi para o gol, foi no dia 04/11/1959, em jogo pelo Campeonato Paulista disputado na Vila Belmiro entre Santos FC e o extinto Comercial da Capital, não o de Ribeirão Preto!

Goleiro Pelé - Blog DNA Santástico - Santos FC

Aos 19 minutos do segundo tempo, Pelé substituiu o goleiro Lalá. A partida estava 3 a 2 para o Santos, e o time da capital aumentou o ímpeto em busca do gol do empate. O Rei do Futebol chegou a praticar cinco defesas difíceis, e ainda viu o Peixe ampliar o marcador, vencendo por 4 a 2. Os gols foram marcados por Pelé 18′, Coutinho 33′, Feijó (de pênalti aos 59′) e Dorval (85′).

O Peixe formou com Lalá (Pelé); Feijó, Getúlio, Mourão, Formiga e Zito; Sormani (Dorval), Jair Rosa Pinto, Coutinho, Pelé e Dorval.

Entre os destaques do time do Santos no prélio: Getúlio, Formiga, Zito, Joel, Dorval e Pelé, tanto como avante quanto como arqueiro.

Lalá

O jovem goleiro Carlos Pierin, o Lalá, desmaiou ao se chocar com o ponteiro Osvaldo do Comercial e foi diagnosticado na Santa Casa de Misericórdia com uma concussão cerebral de grau leve.

Pelé Goleiro

Como não havia substituição, até para os casos de contusões, Pelé sempre treinava para essa ocasião.

O avante que ficou mundialmente conhecido como o maior terror dos goleiros chegou a atuar outras três vezes na meta santista.

Em todas essas partidas oficiais, o Rei não deixou o time santista sofrer gols.

Pele Goleiro - Blog DNA Santastico (5)

19/01/64 – Taça Brasil 1963
Pelé substituiu Gylmar, que foi expulso, em um Santos FC 4 x 3 Grêmio, no Pacaembu, pela Taça Brasil.

Pele Goleiro - Blog DNA Santastico (8)

14/11/69 – Amistoso – Santos FC 3 x 0 Botafogo (PB)
Quando Pelé anotou o 999º gol de sua carreira, substituiu Jair Pessoa, o Jairzão. Indo para o gol, o Rei deixou de bater o pênalti que, se marcado, seria o gol 1.000 de sua carreira.

19/06/73 – Amistoso – Santos FC 4 x 0 Baltimore Bays (EUA)
Depois de marcar o seu único gol olímpico na carreira, Pelé substituiu Cláudio.

“Novidades”

No lançamento do Almanaque do Santos FC, Guilherme Nascimento trouxe mais uma novidade de Pelé como goleiro. No dia 10 de janeiro de 1966, o Santos enfrentou a Seleção da Costa do Marfim e venceu por 4 a 2, com Pelé goleiro desde o começo do prélio. Depois Pelé foi jogar pela equipe da Costa do Marfim anotando um gol contra o Santos!

Como não era permitido fazer jogos com menos de 48 horas de intervalo, essa partida não entra na relação oficial do Santos FC. O Peixe havia enfrentado o time local, o Stad Club Abidjan, e vencido por 7 a 1 no dia 09/01.

Fonte: Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos F.C.

Banner Magazine DNA Santastico


Por ora, é só! Deixe seu comentário e até o próximo post!

Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube

 


error: Conteúdo Protegido!