Barba, Cabelo e Bigode

Um projeto de Cinema e Vídeo por Lucio Branco…

O ano da Copa do Mundo no Brasil nem começou e já promete em termos de protesto contra a sua realização. Ao que tudo indica, 2013 foi apenas um prelúdio do que virá pela frente. As manifestações se iniciaram em junho último, durante – e também por causa – da Copa das Confederações, e o fato de o Brasil ter se sagrado campeão desta competição preparatória à Copa do Mundo não fez calar a voz das ruas. O espírito de mobilização se estendeu para dentro das quatro linhas com a criação do movimento Bom Senso F.C., através do qual os jogadores reivindicam melhorias para a sua categoria.

A contestação associada ao esporte mais popular do mundo não é um fenômeno recente. E no Brasil nunca foi diferente. É o que Barba, cabelo e bigode pretende abordar.

Afonsinho e Nei Conçeição iniciaram as suas carreiras em meados dos anos 1960, num momento histórico de forte repressão política no país. Originalmente na condição de companheiros de uma consagrada geração de craques do Botafogo, não abriram mão da liberdade justo quando a ditadura militar decidiu convocar a si mesma para também entrar em campo. Os generais de então concluíram que até o esporte mais popular do país deveria ser escovado pelo pente fino da vigilância permanente: a rotina dos clubes passou a ser regida pelos mesmos códigos que já vinham condenando a sociedade civil ao arbítrio. Munidos de bom senso bem antes de a expressão entrar em voga no meio futebolístico, Afonsinho e Nei Conceição enfrentaram a imposição das cartilhas de comportamento nos clubes, o regime de concentração, o controle sobre as condutas extra-campo etc.

Afonsinho - Blog DNA Santastico

É curioso notar que a atual causa do passe livre na questão do transporte público, que, em conjunto com a realização da Copa Mundo no país, foi um das razões da mobilização popular desde junho passado, leve o mesmo nome daquela que trouxe Afonsinho, em 1970 – noutro contexto e com outra significação específica – para o centro das discussões sobre os direitos dos profissionais da bola. Quando o direito de ir e vir, seja dentro dos clubes, seja entre eles através das transferências dos atletas, ficou comprometido pela situação política nacional, atitudes pioneiras como as de Afonsinho e Nei Conceição foram também emblemáticas de um comportamento social característico do período.

O futebol e a vida têm relações muito mais frequentes do que se suspeita.

Passe Livre - Blog DNA Santastico

SOBRE O FILME

Barba, cabelo e bigode é um projeto de documentário de curta-metragem que aborda a trajetória rebelde de dois históricos jogadores de futebol que fizeram história em clubes de expressão do Brasil.

Barba, cabelo e bigode pretende ter como estrutura narrativa o diálogo entre os seus depoimentos em primeira pessoa. Sua edição dinâmica buscará confrontar e complementar as versões sobre os episódios rememorados e os respectivos pontos de vista daí originados. Flagrantes atuais de ambos, o seu acervo pessoal de fotos e o material iconográfico de arquivos públicos consistirão em boa parte do material visual do filme. Entre algumas das imagens históricas, contaremos com aquelas do precioso documentário Passe livre, de 1974, de Oswaldo Caldeira, sobre Afonsinho.

Barba, cabelo e bigode terá por volta de 30 minutos de duração. O filme terá como cenário a ilha de Paquetá, onde ambos trabalham e costumam se encontrar para disputar partidas no clube local.

Conheca o Projeto

Por ora, é só! Deixe seu comentário (você pode inclusive usar seu perfil do Facebook para isto) e até o próximo post!

Edmar Junior - Blog DNA Santastico
Edmar Junior

Torcedor do Santos FC por hereditariedade.
– Sócio do Santos FC desde 08/2006.
Diretor Social na Associação Movimento Resgate Santista.
– Membro da ASSOPHIS (Assoc. dos Pesq. e Historiadores do Santos)
Membro da Confraria do Futebol Paulista/Por um Futebol Melhor
– Membro do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol)
Colecionador de livros sobre o Santos FC e seus ídolos.
Campeão do Quiz do Torcedor no Navio do Centenário.
Mantenedor do Blog DNA Santástico.
Mantenedor do Blog Miscelânea Santista.

 

CURTA a FAN PAGE do Blog DNA Santástico no Facebook!!!


error: Conteúdo Protegido!