Imitando o Rei Pelé

Nesta semana lembrou-se que há 39 anos o Rei Pelé despediu-se da lendária Vila Belmiro. Mais do que isto, no dia 02/10/1974, o Rei Pelé despediu-se do Santos FC depois de ter jogado pelo time santista desde o ano de 1956.

Despedida - Foto Claudinê Petroli - AE
“Aos 21 minutos de jogo, Pelé inesperadamente pegou a bola com as mãos, ajoelhou-se no meio do gramado e ergueu os braços em forma de cruz, a torcida que estava em Vila Belmiro não pôde negar-se a um momento de surpresa. Mas, foi apenas um momento. Logo, ela compreendeu que Pelé estava determinando o final de sua carreira de maior jogador de futebol de todos os tempos.”

No dia da despedida contra o time da Ponte Preta, o Santos venceu pelo placar de 2 a 0, com gols de Cláudio Adão e Geraldo (contra), o time do Rei formou com Cejas; Wilson Campos, Bianque, Vicente e Zé Carlos; Léo e Brecha; Cláudio Adão, Da Sivla, Pelé (Gílson) e Edu. Técnico Elba de Pádua Lima, o Tim.

Emídio Maques de Mesquita foi o árbitro que apitou o último jogo de Pelé na Vila Belmiro. Trinta e nove anos depois ele voltou ao palco do adeus como delegado da partida em que o Santos venceu o São Paulo por 3 x 0.



Em 1975, o Rei Pelé, atendendo a pedidos dos norte-americanos, foi ensinar os “gringos” a jogar futebol e lá ele jogou 109 partidas pela equipe do New York Cosmos.

Curiosidades

1) Na partida contra a Ponte Preta, o Rei foi substituído aos 21′ do primeiro tempo, dando a volta olímpica no campo santista com os olhos marejados de lágrimas. Em seu lugar, o técnico Tim colocou o jovem Gílson Fidalgo Salgado, o Gílson Beija-Flor. Depois que largou o futebol, Gílson foi eleito vereador no Guarujá e foi ele quem pediu a interdição da mansão que o Rei estava construindo na “Pérola do Atlântico”, pois o Rei teria avançado em um terreno público ao lado de sua casa. Após entendimentos, Pelé construiu uma creche em Vicente de Carvalho e a doou à Prefeitura e tudo foi solucionado.

2) Em 2010, eu estava de férias em Maceió e fiz questão de conhecer o estádio que leva o nome do maior ídolo da nação santista, o Estádio Rei Pelé. Na ocasião visitei algumas das dependências do estádio e também tive o privilégio de adentrar e pisar no gramado, foi inevitável lembrar-se do Rei Pelé e em tom de brincadeira imitei o famoso gestual da despedida.

Estadio Rei Pele - Blog DNA Santastico - 021

Banner Magazine DNA Santastico

Mureta de Santos - Blog DNA Santastico


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!