Há 54 anos o Santos FC conquistava o pentagonal do México

No dia 15/02/1959, o Santos FC vencia o Pentagonal do México ao vencer na Cidade do México a equipe do América local, pelo placar de 5 a 0, com gols de Pelé (2), Pagão, Pepe e Dorval. A equipe formou com: Manga (Laércio); Getúlio, Hélvio e Dalmo (Feijó); Ramiro (Fioti) e Zito; Dorval, Álvaro (Afonsinho), Pagão (Coutinho), Pelé  e Pepe. O técnico era Luiz Alonso, o Lula.

Pelé
Pelé

Nesse pentagonal, o Peixe jogou quatro partidas, venceu quatro e perdeu uma partida, marcando 14 gols e sofrendo seis. Os artilheiros foram: Pelé e Pepe (05), Pagão (03) e Dorval, com um gol.

O Alvinegro da Vila Belmiro venceu no torneio além da equipe do América, as equipes do Chivas Guadalajara (4 a 2) e o Leon (2 a 0), perdendo para a equipe do Uda Duklas Praga, da Checoslováquia (4 a 3).

Rei Pelé, só alegria no Pentagonal do México
Rei Pelé, só alegria no Pentagonal do México

Curiosidade

Este giro internacional marcou a primeira apresentação da equipe santista na América do Norte. Jogando no México, o Peixe até hoje disputou 37 partidas com 14 vitórias, 13 empates e 10 derrotas, marcando 73 e sofrendo 57 gols. Ao todo, na América do Norte o time disputou 102 partidas, venceu 62, empatou 22 e perdeu 28, marcando 286 e sofrendo 142 gols.

Fonte: Santos Futebol Clube


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!