O Milésimo Gol de Pelé

O texto que segue abaixo no Blog DNA Santástico foi extraído de um artigo originalmente publicado no site: Ribeirão Preto Online.

O autor é o ex-narrador esportivo Sr. Flávio Araújo, amigo que tive a honra de conhecer pessoalmente. 

O MILÉSIMO GOL DE PELÉ

Sempre que se repete o 19 de novembro desde cedo recebo telefonemas de amigos mais próximos e familiares informando que no Canal X ou na emissora Y estão repetindo minha narração do milésimo gol de Pelé.

Não posso deixar de comemorar o fato de ter minha longa carreira de narrador esportivo pegado carona na grande conquista do Rei do Futebol, o seu milésimo gol nesta data, há 43 anos, diante do Vasco da Gama no Maracanã.

A emoção de ter narrado o feito está viva em mim até hoje e creio que me acompanhará enquanto vida tiver.

Emoção igual devem sentir os companheiros de outros prefixos presentes àquela noite memorável e que soltaram a voz na descrição do grande momento.

Vendo Pelé deixar o hospital e chorar de emoção ao agradecer as manifestações de carinho da torcida brasileira que sempre o amou constatei que é visível que até ele também mostra em sua face os efeitos dos anos que passam inexoráveis.

Diferente daquele Pelé produzido que aparece em mensagens televisivas.

O seu feito, porém, o mantem jovem na memória de todos nós e quando ouço ressoar os sons da narração de seu milésimo gol sinto que tudo valeu a pena.

Pois que nossas almas não eram pequenas, como cantou o poeta.

Quem quiser, a propósito, ouvir a narração do velho locutor do grande feito de Pelé aponto o caminho:



(Flávio Araújo)

Saiba mais sobre Flávio Araújo

Flávio Araújo, nasceu na cidade paulista de Presidente Prudente, lá iniciou sua carreira no rádio em 1950.

Depois militou no rádio esportivo e na imprensa esportiva da cidade de São Paulo cerca de 30 anos.

Trabalhou de 1957 até 1982 na Rádio Bandeirantes, onde se consagrou um maravilhoso narrador esportivo.

Flávio Araújo em 1960 narrando pela Rádio Bandeirantes, em Cáli, na Colômbia.

Encerrou suas atividades na cidade de São Paulo em 1986 na Fundação Cásper Líbero como Superintendente de Esportes da Rádio e TV Gazeta, nos tempos do saudoso Constantino Cury no comando do tradicional grupo de comunicação da Avenida Paulista.

Posteriormente trabalhou por mais 10 anos como comentarista esportivo na Rádio Central de Campinas-SP (de propriedade do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia).

Flávio Araújo também foi co-proprietário da Rádio Cultura-AM de Poços de Caldas-MG.

A narração do milésimo gol do Rei Pelé escolhida pelos produtores do filme Pelé Eterno para integrar a obra é de Flávio Araújo.  Aliás, segundo Milton Neves, Flávio Araújo foi o locutor que mais narrou jogos do glorioso Santos Futebol Clube e gols do Rei Pelé.

Flávio Araújo e Milton Neves em 2001.

Ao longo de sua brilhante carreira transmitiu tudo sobre futebol, boxe, basquete e automobilismo.

Atualmente Flávio Araújo reside numa bela e tranquila cidade do interior paulista, onde ainda milita com histórias do futebol escrevendo colunas para sites e jornais.

Vale a pena conferir abaixo entrevista concedida, em 2009, por Flávio Araújo para André York do Programa Arremate Final. Contém áudios espetaculares de narrações de Flávio Araújo.



Bom, é isso aí! O Blog DNA Santástico, na figura de seu mantenedor Edmar Junior, agradece ao Sr. Flávio Araújo pela autorização para publicação de vossos textos no blog e parabeniza-lhe pelos excelentes serviços prestados ao esporte ao longo de toda sua trajetória.

Banner Magazine DNA Santastico


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!