Cosmos, Pelé & Filmes

O New York Cosmos, time de futebol, onde o Rei Pelé jogou antes de se aposentar, vai ganhar um longa-metragem. Segundo o Indiewire, Caroline Rowland, que assinou o filme oficial da Olimpíada de Londres, negocia para dirigir o longa, provisoriamente intitulado Twice in a Lifetime.

Pelé no New York Cosmos
Pelé comemorando mais um gol pelo New York Cosmos

O título faz referência ao documentário de 2006 Once in a Lifetime (“só uma vez na vida”), que acompanha o breve período de glória do time de futebol nos anos 1970 e 1980 – quando teve astros como Pelé em campo – até 1985, quando o desinteresse do público forçou o fim da NASL, a então liga de futebol dos EUA.

Ainda não há mais detalhes, mas obviamente Pelé terá importância central no filme. Foi graças à chegada do jogador brasileiro em 1975, por um salário recorde de US$1,4 milhão por ano, que o Cosmos impulsionou a liga. Depois da contratação de Pelé (que ficou até a aposentadoria em 1977), o time atraiu nomes como o brasileiro Carlos Alberto Torres, o italiano Giorgio Chinaglia e o alemão Franz Beckenbauer. Entre 1971 e 1985, tempo em que existiu originalmente, o Cosmos ganhou a liga outdoor (em estádios abertos) sete vezes.

Em 1977, na sua despedida do futebol, Pelé atuou uma parte do jogo pelo Santos e outra parte pelo Cosmos.
Pelé recebendo homenagens em sua despedida do futebol.

É muito provável que o filme seja lançado ainda em 2013 para aproveitar o retorno do Cosmos aos gramados (daí o nome Twice in a Lifetime, “duas vezes na vida”, da versão ficcional). A reencarnação do time de New York, anunciada em 2010 e que tem Pelé como presidente honorário, competirá a North American Soccer League no ano que vem.

Além do filme sobre o Cosmos, uma cinebiografia do Rei do Futebol também será produzida em Hollywood pela produtora Imagine Entertainment. Os irmãos Jeff e Michael Zimbalist escreverão o roteiro e devem dirigir o filme, ainda sem título.

“Vai ser uma história de amadurecimento que pegará a infância de Pelé, até o momento em que ele ganha a Copa do Mundo da Suécia, aos 17 anos”, disse à Variety a presidente de produção da Imagine, Kim Roth. O filme foi levado à Imagine pelo presidente do New York Cosmos, Paul Kemsley, que detém os direitos de adaptação ao cinema da história do jogador.

O jovem Pelé ganha o cumprimento do rei Gustav, da Suécia, após a conquista da Copa 1958

A ideia é que o longa seja falado em inglês com alguns trechos em português. As filmagens acontecem em 2013 no Brasil e o lançamento é prometido para antes da Copa de 2014.


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!