Noite Ilustrada e o Homem de Três Corações

Filho de Alexandrina de Souza Conceição (doméstica) e de Mário de Souza Marques (motorista da General Electric e professor de inglês), Mário de Souza Marques Filho nasceu no dia 10 de abril de 1928 em Pirapetinga-MG.

Ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro e na então capital federal foi estudar no SAM (Serviço de Atendimento aos Menores) e, com oito anos de idade, no Instituto Profissional Getúlio Vargas, de onde saiu com 16 anos. Durante o recreio do colégio interno, cantava e tocava tantã em conjuntos vocais amadores inspirados nos Anjos do Inferno, Bando da Lua e Quatro Ases e um Curinga. Dividindo suas atenções entre o campo de futebol (lateral esquerdo do time do Comercial carioca) e as ondas radiofônicas daqueles anos 40 e 50, Mário Marques ganhava a vida trabalhando com móveis de vime na fábrica Casa Flor, em Vila Isabel.

Violonista desde os 20 anos, o aspirante a futebolista conhecido por Mário da Viola ou Bom Crioulo definiria seu futuro a partir de um convite do humorista e ator Zé Trindade (Milton da Silva Bittencourt, 1915-1990) para integrar o elenco de sua caravana durante uma excursão de um mês. Desejando aumentar o tempo dos espetáculos, Zé Trindade intimou Mário Marques a, além de acompanhar com seu violão os artistas da excursão, soltar o vozeirão. Mas na estréia, o comediante esqueceu seu nome, resolvendo o lapso de memória ao lembrar-se da revista de variedades “A Noite Ilustrada” da qual o debutante era leitor assíduo. Batizou-o com o nome da publicação!

Daí em diante Mário passou a atender por Noite Ilustrada e iniciou uma carreira que viria ser longa e vitoriosa.

Em 1962 assinou contrato com a multinacional Philips e logo no LP de estréia projetou-se nacionalmente através do samba “Volta por cima” (Paulo Vanzolini), que é um grande sucesso até os dias de hoje e cujo refrão é o famoso:

♫ Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima ♫

Alguns exemplares da discografia de Noite Ilustrada, no total ele lançou mais de 40 álbuns ao longo da carreira.

Nos shows de Noite Ilustrada um fato curioso chamava muita atenção, o cantor era muito parecido com o Rei Pelé, alguns fãs até brincavam dizendo-lhe que sabiam que ele jogava, mas não sabiam  que cantava também.

Com o passar do tempo Noite Ilustrada e Pelé acabaram tornando-se amigos.

Numa viagem do Santos Futebol Clube para França o Rei do Futebol levou um disco do amigo na bagagem, lá os franceses ao verem Noite Ilustrada na capa do disco acharam que Pelé além de jogar também era cantor, mas o Rei tratou logo de esclarecer que o homem na capa era o seu amigo cantor Noite Ilustrada.

Da esquerda para a direita, em 1967, na Vila Belmiro: o empresário do cantor Noite Ilustrada, o próprio Noite Ilustrada, Odair Pimentel, Pelé e Cícero Bucci. Odair e Cícero cobriam o Santos diariamente para a Folha da Tarde

Em determinado momento de sua carreira de sucesso Noite Ilustrada compôs a música “O Homem de Três Corações“, em homenagem ao Rei Pelé, que na ocasião já havia pendurado as chuteiras.

Na década de 80 a Editora Abril lançou a revista PLACAR SANTOS – AS MAIORES TORCIDAS DO BRASIL. Entre outros extras, acompanhava esta revista um disco de vinil que de um lado tinha o popular hino Leão do Mar do Santos Futebol Clube e do outro lado a música “O Homem de Três Coraçõesdo cantor Noite Ilustrada.

Capa da Revista Placar Santos
Capa e disco PLACAR SANTOS, cujo o outro lado tinha a música de Noite Ilustrada.

Na época em que a revista foi lançada eu adquiri um exemplar, além de ler e apreciar a gloriosa história do Santos Futebol Clube quase furei o tal disco de vinil de tanto escutar o hino Leão do Mar e a música O Homem de Três de Corações, cuja letra transcrevo abaixo:

O Homem de Três Corações
(Noite Ilustrada)

Em uma cidade pequena
Do meu estado também
Sereno calmo manhoso
Ordeiro como ninguém
Nasceu Pelé, nasceu Pelé

A maravilha negra de um mundo novo
Rei de um grande povo
Amante do futebol
Num estádio qualquer
Todos gritavam de pé, vai Pelé, vai Pelé, vai Pelé
Ele com humildade
Sombrio e sem vaidade

Dominava a bola no peito e no pé
Olhava um companheiro deslocado

Não dava passe, que não fosse acertado
Ai a torcida vibrava com seu lançamento
Sentindo a emoção da partida em cada momento
Corria os noventa minutos causando emoções
Impondo a arte, que trouxe de Três Corações
Mas percebendo o momento o gramado deixou
E a torcida gritando com ele chorou
Na sua tristeza estava estampada alegria
Tantos anos de glória, nos gramados que corria
O rei agora, está nos braços da família

Linda composição! E para que os leitores possam curtir ainda mais, abaixo segue um vídeo editado pelo meu amigo Wesley Miranda sobre o Rei Pelé e cuja trilha sonora é nada mais nada menos do que O Homem de Três Corações do saudoso Noite Ilustrada.



Em 28 de julho de 2003, aos 75 anos, Mário de Souza Marques Filho, o Noite Ilustrada, morreu em Atibaia-SP depois de lutar por sete anos contra um câncer no pulmão.

 Saiba mais sobre Noite Ilustrada em:

– Gafieiras, a música do Brasil.

Banner Magazine DNA Santastico


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!