N.Sª. do Monte Serrat, padroeira da cidade e protetora do Santos FC

A cidade de Santos homenageia sua Padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat no dia 8 de setembro.

HISTÓRIA

Em 1589, Dom Francisco de Souza, Governador Geral do Brasil, ao visitar a Capitania de São Vicente sobe o Monte e encantado com sua beleza ordena a construção de uma capela em homenagem a santa de sua devoção, Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da Cataluña, Espanha.

O primeiro e grande milagre a ela atribuído teria acontecido durante a invasão do pirata holandês Joris Van Spilbergen à costa santista, em fevereiro de 1614. Para fugir dos corsários, que incendiaram vários pontos da Vila de Santos, boa parte da população, especialmente mulheres e crianças, refugiou-se no Monte Serrat. Desesperados, os habitantes rezaram à Virgem do Monte, para que os protegesse. Pouco tempo depois, o caminho por onde avançavam os piratas desmoronou, soterrando a maioria, enquanto os restantes voltaram apressadamente para os navios, a fim de deixar a barra.

Desde então, Nossa Senhora do Monte Serrat foi considerada a salvadora da cidade.

Em 1652 foi esculpida a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, representada com doze anjos aos seus pés, dois deles serrando o monte com uma serra de arco que, segundo a tradição, é uma alusão ao milagre de 1614.

Em 1923, as famílias Gonzalez, Vallejo e Flores assumem a concessão de exploração do complexo do Monte Serrat e iniciam as obras do sistema funicular, da estação inferior e do edifício do cassino, com bares, salões de festas e restaurantes, que após a inauguração tornou-se o mais requintado de Santos.

Em 1954, por deliberação da Câmara Municipal, foi declarada oficialmente “Padroeira da Cidade” e a 8 de setembro de 1955, coroada como tal.

A Santa é também protetora dos navegantes e a ela se atribui outro grande milagre: livrou o barco nacional Araguary de naufrágio certo, em 1926. Quando os tripulantes já não conseguiam controlar a situação, resolveram ajoelhar-se em um dos conveses, rezar e evocar a Virgem, prometendo celebração de missa em ação de graças se o vapor conseguisse aportar em Santos. No instante seguinte a tempestade cessou e o mar entrou em calmaria.

Por essas e por outras, o Monte Serrat é um dos principais pontos de afluência de romeiros em todo o Brasil e centro de uma das grandes festas religiosas da Igreja Católica. A tradição se renova a cada ano: no dia 5 de setembro, a imagem de Nossa Senhora deixa sua capela e segue, em procissão, para a Catedral, onde é rezado um tríduo. No dia 8 de setembro, consagrado a ela, há missa solene, pela manhã, e à tarde, a imagem volta ao Monte Serrat. Antes de subir o morro, o cortejo para em frente da Prefeitura, e o chefe do Executivo renova a consagração de Santos à Senhora do Monte. Feriado, a cidade reza e festeja ao mesmo tempo.

Bandeira alusiva ao Santos Futebol Clube hasteada no Monte Serrat em sinal de agradecimento pelas conquistas do clube.
Vista à partir do Monte Serrat do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), templo sagrado do futebol protegido por Nossa Senhora do Monte Serrat.

Em sua ermida, no Monte Serrat, a imagem de Nossa Senhora fica no altar-mor, num nicho. A capela, bem simples, não comporta mais de 200 pessoas e ostenta, na parede lateral, um crucifixo de madeira: representa o Senhor do Bonfim, que é conduzido em procissão uma vez por ano, no domingo seguinte à festa da padroeira. Ao lado, uma sala repleta de ex-votos comprova a devoção dos fiéis. Tem de tudo um pouco: fotografias, penas e braços mecânicos, vestidos de noiva e cadernos escolares.

Não há dúvida: quem chega a Santos logo tem sua atenção despertada pela capela branca, que do alto do Monte Serrat domina toda Santos. Durante o dia, é vista de vários pontos: à noite, uma estrela marca o seu lugar no cume da elevação.

Homenagem do site Bloglorioso a Nossa Senhora do Monte Serrat

Referências:

Prefeitura de Santos

skyscrapercity

Novo Milênio

Material de divulgação do Complexo do Monte Serrat

Este post é uma singela homenagem do Blog DNA SANTÁSTICO à Nossa Senhora do Monte Serrat.

Complexo Monte Serrat

Além de possuir uma das mais belas vistas da cidade de Santos, o Complexo Turístico do Monte Serrat possui mais de 1.000 m² para os mais variados tipos de eventos, que estão sub-divididos da seguinte forma:

Mirante
Com 500 m² e uma visão privilegiada, de onde se observa uma vista panorâmica de 360º da cidade de Santos e sua Planície Litorânea, o Cais de Santos, a Serra do Mar, o Canal de Bertioga e parcialmente as cidades de Guarujá, São Vicente e Praia Grande.

Salão Grill Room
Com capacidade para 350 pessoas e com 450 m², é outra área destinada para eventos onde a arquitetura original da década de vinte é um convite a uma viagem histórica ao passado.

Estacionamento
O complexo possui estacionamento próprio e conveniado.

O SISTEMA
Sistema alemão com duas linhas paralelas de trilhos, assentados e aparafusados em vigas de concreto armado, com desvio ao centro. O motor da marca AEG tem potência de 90 HP e o motor reserva da marca Mirelli possui 64 HP. O sistema possui dois volantes de 4,0 m de diâmetro, o primeiro para aderência e o segundo para tração, pesando este 12.000 kg. Tem dois sistemas de freios, um manual e outro mecânico-automático.

OS CABOS
O trabalho de sustentação é feito através de cabos de 1 ¹/² (uma e meia polegadas) de diâmetro, com carga de ruptura de 90 toneladas.

OS BONDES
Os dois bondes funcionam em movimento sincronizado com capacidade para 45 passageiros cada um, são montados sobre longarinas de aço apoiadas sobre truques. Seu sistema é elétrico possuindo 242 metros de extensão, seu deslocamento até a estação superior leva em média 4 minutos. O Monte Serrat está a 157 metros acima do nível do mar.

Passeio virtual através das minhas fotos:

Estacionamento
Bilheteria: a passagem ida / volta através dos bondes custa R$21,00.
Também é possível chegar no alto do Monte Serrat através de escadas.
No interior do bonde rumo ao alto do Monte Serrat.
Quase chegando…
Hora de contemplar…

Salão onde a arquitetura original da década de vinte é um convite a uma viagem histórica ao passado.
Capela Nossa Senhora do Monte Serrat
Interior da Capela
Avenida Ana Costa, vista à partir do Monte Serrat.
Observe a foto com atenção e você encontrará a Vila mais famosa do mundo.
Agora com um pouco de zoom, a Vila mais famosa do mundo.
Porto de Santos

Outra escada por onde é possível chegar ao alto do Monte Serrat.
Contemplando a paisagem à partir do Mirante.

No mirante!
Hora de ir embora…

O TURISMO
Além dos turistas que visitam o Complexo do Monte Serrat durante todo o ano, as caravanas provindas de outros estados e cidades vizinhas também marcam sua presença com visitas monitoradas.

Fonte de informações: Material de divulgação do Complexo do Monte Serrat.
Saiba mais em: http://www.monteserrat.com.br/


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!