Coutinho – O Gênio da Área

Saiba como foi o lançamento do livro: Coutinho – O Gênio da Área . . .

Antonio Wilson Honório nasceu em Piracicaba no dia 11 de junho de 1943. Em novembro de 1957, aos 14 anos, o garoto de apelido Cotinho, como era carinhosamente chamado pela mãe (a letra ‘u’ só  foi adicionada ao apelido mais adiante), foi ver o jogo entre XV de Novembro e Santos F.C., por sorte acabou tendo a oportunidade de participar da partida preliminar vestindo a camisa do Palmeirinha contra os aspirantes do XV, se destacou e fez o único gol da partida, na saída foi aplaudido pelos jogadores santistas, que aguardavam o início do jogo principal, assistindo à preliminar. Na ocasião Cotinho chegou a ouvir do técnico e de alguns jogadores do Santos, entre eles Pelé, o seguinte convite: “Aí neguinho! Você é esperto, hein? Vai treinar lá com a gente!” 

Não dava para levar muito a sério o convite, soava mais como uma brincadeira, mas daquele momento em diante a ideia de jogar ao lado dos craques da Vila não saiu mais da cabeça de Cotinho.

Em maio de 1958 Cotinho fugiu de casa e foi para Santos, quando chegou na Vila Belmiro mais uma vez a sorte esteve ao seu lado, pois faltou um jogador no treino do time profissional do Santos e ele que estava por ali observando o movimento acabou sendo chamado para completar, novamente se destacou e ainda um menino no meio de adultos acabou sendo aprovado já no primeiro teste.

Alguns dias se passaram, Cotinho foi ganhando notoriedade e na primeira entrevista que concedeu na vida acabou sendo batizado definitivamente pelo famoso radialista Ernani Franco, que acrescentou a letra ‘u’ ao apelido para deixar mais sonoro aos ouvintes, naquele instante nascia Coutinho, o gênio da área!

A estréia de Coutinho vestindo a camisa alvinegra aconteceu numa turnê, o Santos enfrentou o E.C. Sirio Libanês e goleou o time goiano por 7 a 1. Coutinho entrou no segundo tempo deste jogo no lugar de Jair da Rosa Pinto, tornando-se o mais jovem jogador da história do Santos F.C. com 14 anos, 11 meses e 6 dias a participar de um jogo oficial.

No Santos Futebol Clube Coutinho escreveu uma das mais belas histórias do futebol brasileiro, tornou-se o terceiro maior artilheiro do clube, foram 370 gols, em 457 jogos e conquistou mais de 20 títulos, entre eles o bicampeonato da América e do Mundial Interclubes. Ao lado do Rei do Futebol protagonizou jogadas mágicas, as famosas tabelinhas entre Pelé e Coutinho.

Pelé e Coutinho em ação!

Essas e muitas outras histórias estão no livro: Coutinho – O Gênio da Área, que acaba de ser lançado.

Publicado pela Editora Realejo, o livro foi lançado oficialmente em 02/07 na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado, em São Paulo.

Embora eu tenha adquirido meu exemplar antecipadamente direto na loja da editora e inclusive também já tenha lido no último final de semana, fiz questão de prestigiar o evento de lançamento.

Coutinho concedendo meu autógrafo!

O livro é de autoria do jornalista Carlos Fernando Schinner, cujas inicias do nome, ao contrário, são as mesmas de Santos Futebol Clube.

Edmar Junior e o autor Carlos Fernando Schinner

Como não podia ser diferente, o lançamento foi um grande sucesso, muita gente compareceu, a livraria comercializou muitos livros e o ídolo Coutinho atendeu a todos os fãs com muita cordialidade, durante o evento encontrei com amigos, com o ex-jogador e também ídolo eterno Dorval e até com capitão do penta Cafu.

Durante o evento com os amigos Alex Santos e Wesley Miranda.
Dorval, ex-jogador e ídolo eterno do Santos Futebol Clube marcou presença.
Cafu, o capitão do penta, também esteve por lá prestigiando Coutinho.

Para Coutinho, a obra é extremamente leal ao que aconteceu na vida dele. “O que está no livro é exatamente o que se passou. Não tem mais nem menos. O livro está como eu o tinha na minha cabeça.”, declarou o ídolo em matéria do Jornal A Tribuna.

Coutinho esta feliz com o lançamento de sua biografia!

É isso aí, parabéns ao ídolo Coutinho por mais este golaço!

Por ora, é só! Até o próximo post!


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!