Entrevista para o Blog Alvinegro da Vila

Recentemente num evento do Centenário do Santos conheci o Lucas Santos e seu amigo Fabio Rabello, garotada bacana, torcedores do Santos e mantenedores do Blog Alvinegro da Vila.

Em atendimento à solicitação dos meninos, concedi uma entrevista para o blog deles, que reproduzo abaixo:

1 – Qual foi a primeira vez que você assistiu um jogo do Peixe, no estádio?

Foi no já longínquo ano 1987, especificamente dia 19 de Abril, um Domingo de Páscoa, eu estava passando o final de semana no município Praia Grande com minha família. Após almoçarmos comentei com meu Pai sobre o jogo que ocorreria logo mais, naquela tarde o glorioso Santos Futebol Clube receberia no estádio Urbano Caldeira – Vila Belmiro o São Paulo Futebol Clube, na época o então campeão brasileiro. Pedi para meu pai me levar lá, mas naquele momento ele só queria saber de sua tradicional siesta, insisti um pouco e ele então decidiu me levar, eu nunca havia ido num estádio e a primeira vez não poderia ser melhor, conhecer o templo sagrado do futebol e ver o Santos jogar in loco era simplesmente a realização de um sonho.

Na minha mente ainda guardo imagens daquela tarde na Vila Belmiro, lembro-me que entramos no estádio e arrumamos um espremido lugarzinho junto ao alambrado da arquibancada superior, local atualmente destinado aos sócios do clube e denominado como retão. A arquibancada onde hoje fica a torcida organizada Sangue Jovem pertencia a Sangue Santista. A arquibancada que hoje esta ao lado da Sangue Jovem e normalmente destinada à torcida de times visitantes não existia. A Vila Belmiro estava lotada, naquela época eram permitidas as bandeiras com mastro e todas elas tremulando revelavam um espetáculo lindíssimo.

Se existia alguma dúvida sobre a existência de coelhinho da páscoa, para a torcida do Santos naquela tarde ele atendia por Mílton da Cunha Mendonça e vestia a camisa 10 que outrora havia sido do Rei Pelé. Os times realizaram um eletrizante clássico, Mendonça marcou dois gols na vitória de 3 x 2 do Santos sobre o São Paulo, foram ovos do mais fino chocolate: com um jogador a menos o Peixe derrubou, de virada, o último invicto daquele campeonato paulista.

2 – Há quanto tempo você é sócio do Santos?

Sou sócio do Santos desde o dia 11/08/2006, pessoalmente considero uma data especial e histórica, tornei-me sócio sem esperar nada do clube, pois sabia que naquele momento ele pouco podia me oferecer em termos de benefícios. Fiquei sócio do clube para retribuir por tudo que ele já havia me proporcionado até então e para ratificar que estarei sempre com o Santos onde e como ele estiver até que a morte me separe (um dia eu morrerei, o Santos jamais!).

3 – Sabemos que você acompanha o Santos Futebol Clube em praticamente todos os eventos. Qual desses foi o mais marcante na sua vida?

Todos os eventos do Santos que participei foram marcantes, mas em especial cito o evento onde o Santos Futebol Clube celebrou em grande estilo a conquista do TRI da Libertadores da América com uma festa no Estação Santos, espaço de eventos localizado no centro histórico da cidade de Santos. A celebração contou com a presença do Prefeito Sr. João Paulo Tavares Papa, do Presidente do Santos Sr. Luiz Alvaro de Oliveira Ribeiro, do Vice-Presidente do Santos Sr. Odílio Rodrigues Filho, do na época Presidente do Conselho Deliberativo do Santos Sr. André Monteiro de Fazio, de Gerentes, Diretores, Conselheiros, Sócios e Ex-jogadores do Santos entre outros convidados. A festa foi muito divertida, mas no que diz respeito à emoção, ao menos no meu caso, a maior foi quando tive mais uma vez a oportunidade de estar ao lado da Taça Libertadores da América, eu já havia estado com ela quando a mesma esteve em exposição no Shopping Eldorado, em São Paulo, antes da partida final entre Santos e Penãrol, mas desta vez foi diferente, pois além de poder tirar fotos, pude tocar e beijar a nossa tão almejada taça.

4 – Qual a maior loucura que você lembra ter feito pelo Santos?

Normalmente eu consigo acompanhar o Santos sem que seja necessário realizar grandes loucuras, é tudo uma questão de planejamento prévio! Mas houve uma ocasião que inicialmente falhei no planejamento, aconteceu em 2010, eu havia agendado período de férias na empresa onde trabalhava, estava tudo certo, mas na véspera (09/07) de sair para as férias notei que o meu retorno ao trabalho estava marcado para três dias antes do dia da grande final da Copa do Brasil lá na Bahia onde o Santos enfrentaria o Vitória, fiquei num dilema danado, eu não podia perder a oportunidade de ver o Santos conquistar um título até então inédito, tomei coragem e fui conversar com meu gestor, após muita negociação e persuasão ele me compreendeu, então eu que no início deveria retornar das férias em 02/08, acabei assistindo o Santos ser CAMPEÃO em 05/08 ( ♫ não é mole não, fui para Bahia pra gritar é CAMPEÃO!!! ♫), fiquei comemorando até 08/08 e só voltei a trabalhar em 09/08.

Ah, na época minha esposa estava grávida da nossa segunda filha, foi outra negociação complicada, rsrs, mas ela também me compreendeu, fui para Bahia e voltei campeão, meses depois a pequena nasceu, também SANTISTA e já CAMPEÃ!!!

5 – Quais as principais diferenças que você avalia entre a gestão Marcelo Teixeira e a nova gestão?

A gestão Marcelo Teixeira foi importante, conquistou alguns títulos e melhorou a infra-estrutura do clube, mas por outro lado em algum momento esbarrou-se nas próprias limitações, se perdeu e acabou deixando o clube numa situação ruim e com dívidas, inclusive com o próprio Presidente. No ano de 2008 e 2009 no Brasileirão lutamos para não cair, jamais esquecerei da ocasião durante o período pré-eleição do clube no final de 2009, quando Marcelo Teixeira estava participando de um programa de televisão e declarou categoricamente que se ocorresse do Santos por algum motivo tivesse que disputar uma divisão que não fosse a da elite do futebol brasileiro, o mesmo não teria forças para voltar como outros times fizeram já no ano seguinte ao rebaixamento. Ora, ele era o Presidente do Santos, se não havia forças para que o manto sagrado fosse devidamente honrado ele era o principal responsável.

Com relação à nova gestão, liderada pelo Presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro (LAOR), entendo que até o momento tem realizado um belo trabalho, de forma profissional e com significativa melhoria no aspecto transparência, tendo como base para isto sólidos princípios de governança corporativa. Muitos resultados positivos já foram conquistados nesta gestão, destaco:

– Em 2010 o Campeonato Paulista e o título inédito da Copa do Brasil (desde 1968 o clube não ganhava um título estadual e nacional no mesmo ano);

– Em 2011 o Bi Campeonato Paulista e o TRI da Libertadores;

– Categorias de base vêm conquistando títulos, embora esta não seja sua principal missão;

– Direitos econômicos dos jogadores da base passaram de 54% para 80%;

– Elevação de patrocínios, em 2009 o clube obteve R$ 7 milhões, em 2011 obteve quase R$ 30 milhões;

– No faturamento total é um dos times que mais cresceu nos últimos anos;

– Dívidas foram equacionadas e atualmente o clube gasta menos do que o que ganha;

– Manutenção do craque Neymar e time competitivo;

– Crescimento intenso do número de associados;

– Redemocratização do Estatuto;

Em suma, foram muitas as conquistas da gestão atual até aqui, citei apenas algumas e muitas ainda certamente estão por vir.

5 – Na sua opinião, qual foi a melhor geração: a de Robinho e Diego ou Neymar e Ganso?

A geração Robinho e Diego tem um lugar importante na minha consideração, sofri muito nos anos 80 e 90 e esta geração me deu as primeiras grandes alegrias como torcedor do Santos, por outo lado entendo que a geração Neymar e Ganso supera a geração anterior principalmente devido aos vários títulos conquistados (em especial o TRI da Libertadores) e por recolocar a marca Santos no seu devido lugar, ou seja, diante dos olhos do Mundo.

6 – Pensa em ser um dos conselheiros do Santos, no futuro?

Sim, tenho essa intenção, pois é uma forma ainda mais engajada de contribuir para o crescimento do Santos Futebol Clube.

7 – Temos visto muitas brigas entre as Torcidas Organizadas. Você é a favor do banimento das Torcidas Organizadas, no Brasil?

Não sou a favor do banimento das Torcidas Organizadas, elas fazem parte da beleza do espetáculo que desejamos sempre ver nos estádios. Sou a favor do banimento dos vândalos e bandidos infiltrados nas torcidas, para isso é necessário que haja Leis rígidas e que elas sejam efetivamente cumpridas, punições precisam ser exemplares, só assim poderemos combater a violência.

8 – Deixe um recado pro torcedor santista.

Torcedor Santista, é salutar às vezes perguntar a si próprio: “O que eu posso fazer pelo Santos?”, ao invés de estar sempre e apenas exigindo que o Santos faça coisas, construa alegrias e momentos felizes para nós.

Se você já é sócio do clube, parabéns! Se ainda não é, considere tal possibilidade, pois um quadro associativo relevante garante boa receita, viabiliza ações de marketing e contribui para que o clube seja auto-sustentável e sempre vitorioso.

E como recado final, independente se VOCÊ é sócio ou não, ame o glorioso Santos Futebol Clube de forma incondicional, pois: “Nascer, viver e no Santos morrer é um orgulho que nem todos podem ter”

9 – Obrigado pela entrevista, Edmar. Parabéns pela pessoa que você é e pelo seu trabalho com o blog.

Por nada, eu é que devo agradecer por esta oportunidade de me expressar para o público do Blog Alvinegro da Vila, valeu!

Entrevista originalmente publicada no Blog Alvinegro da Vila.

Lucas Santos e Edmar Junior

Banner Magazine DNA Santastico


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!