I ENCONTRO DE COLECIONADORES DE OBJETO DE FUTEBOL

Uma das grandes novidades que o Museu do Futebol traz em 2012 é a inauguração do CFRB (Centro de Referência do Futebol Brasileiro), que contará com recursos como biblioteca e midiateca, além do acesso à base de dados do Museu. As ações do CFRB tiveram um grande impulso no sábado (31/03). Nessa data, houve a apresentação oficial da cartilha Preserve seu Acervo e o I Encontro de Colecionadores de Objetos de Futebol.

A cartilha foi lançada com uma palestra ministrada por especialistas que deram dicas aos colecionadores sobre como preservar melhor os objetos por eles guardados. A síntese destas dicas estão na cartilha, também disponível em formato digital no site do Museu.

Clique na imagem para download da cartilha.

Teresa Toledo de Paula (conservadora de têxteis e Profª. Dra. do Museu Paulista da USP), Marília Fernandes (conservadora de fotografias e coordenadora de documentação no projeto de implantação do CRFB) e Claudemir Ignácio (conservador de metal e pintura mural) foram os palestrantes e explicaram sobre as questões técnicas da conservação.

A partir das 12h, iniciou-se o I Encontro de Colecionadores de Objetos de Futebol. Dentre as coleções apresentadas haviam álbum de figurinhas, figurinhas, ingressos de estádios, postais, medalhas, miniaturas de jogadores, flâmulas, jogos de botões, bottons ou pins, selos postais, brinquedos, souvenires… enfim, vários objetos ligados à história do futebol.

Eu estive lá prestigiando o encontro e um amigo que participou expondo seu acervo pessoal.

I Encontro de Colecionadores de Objeto de Futebol
Meu amigo Wanderley Frare (expositor) e eu.
Itens do acervo de Wanderley Frare

E num encontro de colecionadores de objeto de futebol, itens que remetem ao glorioso Santos Futebol Clube não poderiam mesmo ficar de fora:

Manto Sagrado - Acervo do amigo Wanderley Frare.

Em suma, muito bacana este evento, a turma do Museu do Futebol esta de parabéns por mais este golaço!

Edmar Junior
[twitter-follow screen_name=’edmar_junior’ show_count=’yes’]


error: Conteúdo Protegido!