O que vai rolar no Centenário…

O glorioso Santos Futebol Clube esta prestes a completar 100 anos, o conceito estabelecido pelo clube para celebração do centenário visa intensa participação do torcedor santista, não só como expectador, mas também com atuação ativa no desenvolvimento de ações e eventos.

O Centenário é um momento ímpar para celebrar e reviver todas as alegrias que o Santos proporcionou desde sua fundação em 1912.

Na lista abaixo, originalmente publicada no blog do amigo Odir Cunha e agora adaptada para publicação no Blog DNA Santástico, saiba quais são as ações / eventos do Centenário que já estão em andamento e outras que serão realizadas:

LIVROS

– O livro 100 jogos, 100 ídolos, escrito por Celso Unzelte e pelo mestre santista Odir Cunha, está na fase de acabamento. Será lançado em março.

À esquerda Edmar Junior e Celso Unzelte e à direita Odir Cunha e Edmar Junior. Anteriormente Celso e Odir escreveram em conjunto o livro O GRANDE JOGO, agora estão terminando os preparativos para lançamento do livro 100 JOGOS, 100 ÍDOLOS.

– O livro 100 anos de futebol-arte, da Editora Magma, de Odir Cunha em parceria com o fotógrafo Marcio Piovan, também está em fase final de produção e será lançado no 100º aniversário do Santos. Segundo Odir Cunha, uma verdadeira obra de arte.

– O livro Almanaque Santista – com fichas técnicas de todos os jogos do Santos, além de muitas observações curiosas, do Professor Guilherme Nascimento, também é previsto para abril. Segundo Odir Cunha será um dos mais importantes sobre o Santos. Item obrigatório na biblioteca pessoal de todo santista.

Prof. Guilherme Nascimento (esta preparando o Almanaque Santista) e Edmar Junior

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

– O Centenário contado por meio de história em quadrinhos. O escritor José Roberto Torero prepara uma história em quadrinhos imperdível a ser lançada este ano. Quem conhece o Torero sabe que só se pode esperar coisa muito boa desse grande talento santista das letras.

José Roberto Torero

FILMES

– O filme “Centenário do Santos, um longa metragem, produzido pela Canal Azul, deverá ser lançado no dia do aniversário do Santos, com primeira exibição no telão da Vila Belmiro. As informações históricas foram bem apuradas e checadas. Belo e profissional.

– O filme “Meninos da Vila”, produzido pela Canal Azul, com direção de Kátia Lund, será lançado no primeiro semestre deste ano. Filme lindíssimo, emocionante, com o toque de uma das melhores diretoras do cinema brasileiro.

– O Festival Curta Santos deste ano terá como tema o Centenário do Santos Futebol Clube. Pela primeira vez os filmes do festival, serão exibidos em outras cidades do País, de preferência as que possuem muitos santistas. Prepare o seu curta sobre o Santos e inscreva no futebol. Deixe que sua arte se espalhe pelo Brasil.

SELO

– Os Correios lançarão o selo oficial do Centenário do Santos em abril, mês de aniversário do clube. É um privilégio para poucos. Em 2012, quando enviar correspondências, prefira o selo do Centenário do Santos e ajude a divulgar essa data tão importante.

CRUZEIRO

– O Cruzeiro Santista, o melhor e mais bem organizado cruzeiro de um time, serão quatro dias inesquecíveis. Um lugar só de santistas em festa. A melhor maneira de comemorar o Centenário com luxo e economia. E as atrações que vão embalar os dias a bordo do Grand Mistral durante o Cruzeiro do Centenário do Santos Futebol Clube já estão confirmadas.

Além dos ídolos que marcaram época na Vila Belmiro e do apresentador Milton Neves, a banda Charlie Brown Jr., formada por santistas de carteirinha, confirmou sua participação neste grande evento.



EXPOSIÇÕES

Exposição de fotos no Sesc Santos – Santista, prepare sua máquina. Com o tema “Imagens de uma paixão – 100 anos da Torcida do Santos” o Sesc Santos realizará uma exposição de fotos do início de julho até 12 de agosto. Depois, a exposição migrará para outras unidades do Sesc. Quem conhece o Sesc sabe que pode esperar um evento de alto nível, como o Santos merece.

Exposição no Museu do Futebol – Casa do Santos em São Paulo, o Pacaembu, com seu belíssimo Museu do Futebol, não poderia deixar de fazer parte da festa santista. O Museu fará uma bela exposição em homenagem ao Centenário do clube que ganhou nove títulos jogando no estádio.

MURAL AO AR LIVRE | PROJETO 100 ANOS DE FUTEBOL ARTE

Maior mural ao ar livre do mundo – O artista plástico Paulo Consentino e sua equipe continuam transformando o muro do CT Rei Pelé no maior mural ao ar livre do planeta. Iniciativa notável deste artista que é filho do doutor Ítalo Consentino, médico do Santos nos áureos tempos do Alvinegro.



O Blog DNA Santástico, na figura de seu mantenedor Edmar Junior, é um dos patrocinadores do Projeto 100 Anos de Futebol Arte e se orgulha de fazer parte desta história.
Leia também: VÍDEO HOMENAGEM | PROJETO 100 ANOS DE FUTEBOL ARTE

FESTIVAL DE MÚSICA

Festival de Música do Santos – Um festival de música cujo tema será o Santos Futebol Clube e variantes está sendo planejado por uma empresa de São Paulo. Se você é compositor, prepare sua canção. Não é preciso que toda a música fale do Santos. Basta citar o Alvinegro Praiano que estará valendo.

EMBAIXADAS DO SANTOS

– Dentre as previsões para o ano do Centenário está o lançamento das Embaixadas do Santos. Elas serão muito importantes para consolidar e mobilizar a torcida santista. Odir Cunha acredita que o surgimento das Embaixadas dará um novo status aos santistas no Brasil. Os santistas de bairros ou cidades interessadas devem entrar em contato com o clube para obter mais informações.

CARREATA E ROMARIA

– Uma grande carreata em direção a Santos e uma romaria de todos os pontos da cidade para a Vila Belmiro estão previstas para 14 de abril, sábado, dia sagrado do centésimo aniversário do Santos. Prepare-se.

SHOW

– Está previsto a realização de um show com a presença apenas de artistas torcedores do Santos. Ainda não estão definidos, mas serão escolhidos entre muitos nomes, tais como: Zeca Baleiro, Chorão, Guilherme Arantes, Chitãozinho e Chororó, Renato Teixeira, Jair Rodrigues, Tony Tornado, Supla e João, Arnaldo Antunes, Mano Brown, Luiz Américo, Kiko Zambianchi, Fábio Junior, entre outros…

AMISTOSOS

– Há o objetivo de se fazer um amistoso entre o Santos e a Seleção Brasileira na Vila Belmiro, com uma homenagem aos muitos jogadores do Santos que ajudaram a Seleção a conquistar a Taça Jules Rimet (1958/62/70). A Seleção jamais atuou na Vila Belmiro. Também há a possibilidade de um amistoso com o Benfica, adversário contra o qual o Santos conquistou o seu primeiro título mundial, em 1962. Logo que houver a confirmação desses jogos, o site oficial do Santos e o blog do Odir Cunha informarão.

CORRIDA DO CENTENÁRIO

– O clube estuda a possibilidade de promover uma corrida atlética pela cidade de Santos em homenagem ao Centenário. Todos os participantes ganhariam medalhas do Centenário.

———- // ———-

Em todos estas ações / eventos a presença do torcedor santista é de suma importância, participe e prestigie o máximo de atividades que lhe for possível na celebração do Centenário.

Primeiro TÍTULO do Centenário

Como já mencionado anteriormente neste post, o Centenário é um momento ímpar para celebrar e reviver todas as alegrias que o Santos proporcionou desde sua fundação em 1912, não devemos associar as alegrias deste ano apenas as possíveis conquistas de títulos, mas é claro que se houverem títulos o ano do Centenário será ainda melhor, aliás, o Santos Futebol Clube (Sub-14) acaba de conquistar o primeiro título do ano do Centenário. Encerrado na noite de Domingo (29/01), o 32º Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN), em um grande jogo, consagrou a equipe do Santos como campeã do torneio, após uma partida emocionante contra o Grêmio Futebol Porto-Alegrense. Depois de um empate no tempo normal em 1 a 1, o título foi decidido nas penalidades, com vitória dos santistas por 4 a 3. A final levou mais de 3 mil pessoas ao Estádio Farroupilha, em Alegrete.

SANTOS FUTEBOL CLUBE – CAMPEÃO DO 32º EFIPAN

Darlan abriu o placar, no começo do 1º tempo, onde após receber lançamento, marcou 1 a 0 pra o tricolor gaúcho. Mas as emoções seriam enormes, por que o jogo seria disputado lá e cá, com chances de ambos os lados.

Mas aos 6 minutos do segundo tempo, após escanteio, o Santos empata o jogo. O artilheiro da competição, Igor Santos, aproveitou rebote e sozinho, marcou para o peixe. O jogo foi disputado, com oportunidades para ambos os lados, mas acabou igual, indo para as penalidades.

Nos pênaltis, o Santos venceu por 4 a 3. Para os santistas, marcaram Giovane, Luis Gabriel, Arthur e Igor Ramos, que deu o título ao time. Pro Grêmio, marcaram Willian Cesar, Vinícius e Vitor Hugo, dando o título do 32º EFIPAN. Na decisão do 3º lugar, outra vitória dos paulistas, com a Portuguesa, que venceu o Juventude de Caxias do Sul por 5 a 4, também nas penalidades.

O Blog DNA Santástico, na figura de seu mantenedor Edmar Junior, parabeniza os Meninos da Vila por esta conquista e deseja que seja a primeira de muitas do clube neste ano do Centenário!

Referências:
– Blog do Odir Cunha
– Blog + Jornal Caderno 7


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!