Sereias da Vila no Curta Santos

A nona edição do Festival CURTA SANTOS será dedicado às mulheres, como artistas, pensadoras, provocadoras, que cada vez mais ocupam lugar de destaque na sociedade.

Desde o seu nascimento o cinema retratou a mulher de forma especial, quando o cinema nasceu há 100 anos o mundo masculino fazia fetiche com a mulher fatal, a heroína, a devoradora de homens, sempre retratada pela ótica masculina. Podemos afirmar que neste século o mundo viu a Mulher evoluir e galgar o espaço individual, como formadora de opinião, pensadora.

Enfim, a Mulher é um autentico e reconhecido ser social, e este interstício é que nos desafia e fascina, acompanhar a própria evolução do cinema com a emancipação feminina.

As Sereias da Vila são as estrelas de um documentário (veja o vídeo no final do post) que foi exibido gratuitamente na quarta-feira (14), no Cine Roxy em Santos. O filme faz parte desta 9ª edição do Curta Santos, o festival de curtas-metragens que apresenta produções audiovisuais produzidas por universitários da Baixada Santista.

O curta que conta a história das atletas do futebol feminino do Santos FC está inserido na categoria Olhar Caiçara.

Para participar da votação popular votando no filme “As Sereias da Vila – O Futebol Feminino do Santos F.C.” clique aqui.

Capitão Edu Dracena, Presidente Luis Alvaro e Sereia Dani Pato marcaram presença na abertura do evento.


O CURTA

Dirigido pelas jornalistas Ana Cláudia Kabbach, Beatriz Dias e Marcela Martins, o documentário busca desmistificar a ideia de que o futebol deixa as mulheres masculinizadas.

Para isso, as jornalistas acompanharam o dia a dia das Sereias, dentro e fora de campo, trazendo histórias de vaidade e de perseverança na profissão.

Segundo Ana Cláudia Kabbach, a grande “luta” das jogadoras é em relação à desvalorização da modalidade e o preconceito.

“A ideia do documentário é abrir a cabeça de quem pensa que o futebol é só para homens. O esporte é para qualquer sexo e só vai vingar se apostarem nele”, afirma Ana.

Sinopse:
AS SEREIAS DA VILA – O FUTEBOL FEMININO DO SANTOS F.C.
Direção: Ana Cláudia Kabbach, Beatriz Dias e Marcella Martins
15’15” │ documentário │ vídeo digital │ cor │ Santos – SP │ 2010

Foi-se o tempo que futebol era esporte exclusivo aos homens. Atualmente, cada vez mais mulheres aderem à modalidade. Elas, que sempre foram classificadas como o ‘sexo frágil’, agora ganham capas de jornais e revistas, por conquistarem espaço e atuarem em clubes e campeonatos profissionais. No país do futebol há uma característica: a maneira como os meios de comunicação em geral dão à participação feminina nesta modalidade. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo explicitar a prática do futebol feminino no Brasil, suas discriminações e preconceitos. Para tanto, abordamos a história do time local das Sereias da Vila, do Santos Futebol Clube, e os principais personagens envolvidos na criação do time santista.

Edmar Junior e Dani Pato (uma das Sereias que estrelam o documentário)

Assista o documentário:



E aí leitor (a) gostou deste post? E do documentário das Sereias? #VcComenta


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!