Dia do Café! Com o do Santos, melhor ainda!

“Presente em muitos momentos,
 ele se mistura, se destaca, inspira e dá o tom.
 É quase um amigo inseparável.”

Desde 2005, o dia 24 de Maio passou a ser lembrado como o Dia Nacional do Café. É nesta data que industriais, produtores, exportadores, cooperativas, cafeterias e apaixonados por café homenageiam a segunda bebida mais consumida no mundo. Em Santos, no Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, o dia será comemorado com degustação gratuita de harmonização entre café e chocolate. Também haverá  abertura de mostra que destaca dados sobre a produção, exportação e o consumo de café no Brasil.

A mostra “Dia Nacional do Café”, localizada no espaço da Cafeteria do Museu, fica em cartaz até 24 de Junho e revela porque o café é personagem tão marcante no dia-a-dia do brasileiro. As informações destacadas nos painéis mostram que o Brasil é responsável por mais de 35% do café produzido no planeta e que o país também domina 34% da exportação mundial do grão, com mais de 33 milhões de sacas comercializadas no ano de 2010.

Outro aspecto abordado na mostra é o consumo interno da bebida. Recente pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) aponta que 95% dos brasileiros com mais de 15 anos consomem, ao menos, uma xícara de café diariamente. Como resultado, em 2010, o Brasil quebrou seu recorde no consumo interno de café: 4,81kg ou 81 litros, em média, por habitante.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro Nº 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

Recentemente em um café da manhã realizado no saguão do Museu do Café de Santos – local onde era negociado todo o mercado cafeeiro do país -, foi lançado oficialmente o Café Santos FC, um novo produto licenciado do clube. Os ex-jogadores Lima e Mengálvio prestigiaram o evento. Confira no vídeo abaixo:



O Porto do Café

Ainda hoje, é difícil afirmar se foi a proximidade do porto que trouxe o sucesso internacional do café paulista, ou se foram as lavouras cafeeiras paulistas que provocaram o rápido crescimento do Porto de Santos. A exportação do café provocou importantes mudanças em Santos, no início do século XX, com a construção de armazéns e instalações das empresas exportadoras e até a criação de um padrão de qualidade internacional, o Café Tipo Santos.

Mesmo em instalações rudimentares, antes do surgimento do porto organizado em 1892, o café já era embarcado em Santos, como se vê nesta rara foto de Marc Ferrez de 1880:

Foto: Wikipedia Commons, reproduzida do livro: O Brasil na fotografia oitocentista, de Pedro Karp Vasquez, editado por Metalivros, em São Paulo/SP, 2003.

Antes do surgimento dos contêineres, as sacas de café, pesando 60 kg cada uma, eram levadas nas costas dos estivadores para o interior dos navios. Os trabalhadores, geralmente imigrantes europeus, orgulhavam-se da sua capacidade de transportar até 320 kg de uma só vez:

O cartão postal abaixo mostra diversas carroças levando sacas de café para armazéns do Centro de Santos. O cartão é de 1905 e foi editado na França com o título “Chargement du café” (Carregamento do Café):

Cartão Postal “Chargement du café” (Carregamento do Café)

Até a primeira década do século XX, o café chegava ao porto em carroças, procedente das fazendas, geralmente sendo levado pelos carregadores diretamente aos navios:

Em 1902, o fotógrafo José Marques Pereira registrou o vapor alemão Silvia, carregado com 130.136 sacos de café, maior carregamento que saiu do Brasil até então.

Vapor Silvia, foto publicada originalmente na edição especial da Revista da Semana / Jornal do Brasil de Janeiro de 1902 (acervo do historiador Waldir Rueda).

Potencial Turístico

O potencial turístico oferecido pela cultura e história do café é um atrativo de Santos e diferencial relevante para atrair mais visitantes. A opinião é de Eduardo Carvalhaes Jr., conselheiro do Museu do Café.

Para Carvalhaes, “além das praias a cidade tem outros locais de interesse, vem recuperando seu Centro Histórico, conta com bonde turístico e um projeto bastante arrojado para a ocupação da área mais antiga do porto”.

Segundo ele, Santos ainda é o centro do comércio de café mais importante do Brasil e o Café Tipo Santos é até hoje muito respeitado na Europa”.

Ex-jogadores e eternos ídolos do Santos, Lima e Mengálvio no lançamento do Café Santos FC.

Saiba mais nas seguintes fontes de pesquisa:

Museu do Café

Revista Cafeicultura – A origem do café no Brasil

Santos de antigamente – O porto do café


Assinatura-Edmar-Junior-DNA-Santastico-Santos-Futebol-Clube


error: Conteúdo Protegido!